Ficar moreno de forma segura

Como tomar sol de maneira saudável

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 27 outubro 2017
Como tomar sol de maneira saudável

Tomar sol tem muitos benefícios. Dentre eles síntese de vitamina D, produção de hormônios que dão a sensação de bem estar e ajuda no tratamento de patologias como dermatite seborreica e psoríase. Sem contar o visual bronzeado que passa uma aparência de saudável e faz muita gente se sentir mais bonito assim. Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar problemas como câncer de pele, acnes, manchas e envelhecimento precoce. Para saber como tomar sol de maneira saudável, se ligue nas informações que o umCOMO reuniu.

Passos a seguir:

1

A primeira regra para tomar sol de maneira saudável é usar protetor solar em qualquer situação de exposição ao sol, esteja com nuvens ou não. O indicado é que o filtro solar seja aplicado pelo menos 45 minutos antes de se expor ao sol. Escolha um protetor solar indicado para o seu tipo de pele. O número do fator de proteção é uma opção sua. Quanto mais alto o Fator de Proteção Solar (FPS), mais vezes aquele creme aumenta a capacidade de defesa natural da pele.

Não se intimide pensando que se usar um FPS muito alto você não ficará bronzeado, isso é mito.

Como tomar sol de maneira saudável - Passo 1
2

Para aproveitar os raios solares de uma maneira saudável não se exponha entre às 10h e às 16h. Esse é o período quando há maior emissão de raios ultravioletas, os maiores responsáveis por causar câncer de pele. Para alcançar um bronzeado bonito de forma saudável programe-se para tomar sol antes das 10h ou depois das 16h.

3

Se você já programa essa temporada de sol há algum tempo, vale a pena preparar a pele para tomar sol. Esfoliação e hidratação alguns dias antes de tomar sol deixam a pele mais uniforme e evitam manchas.

Como tomar sol de maneira saudável - Passo 3
4

Um mantra para quem quer tomar sol de maneira saudável é não ter pressa e querer conquistar o bronze do verão de uma só vez. Vá com calma. O processo de bronzeamento acontece de forma gradual e o efeito deve aparecer somente entre 48 e 72 horas após a primeira exposição. Trinta minutos ao sol por dia são suficientes e o indicado. Se quiser ficar por mais tempo, atente-se aos horários.

Como tomar sol de maneira saudável - Passo 4
5

A pele do rosto é mais sensível do que o resto do corpo e merece atenção especial. Quem faz uma prevenção de envelhecimento deve evitar ao máximo expor a pele facial ao sol, isso evita manchas e rugas. Para isso, além de protetor solar específico para o rosto, chapéus e bonés são ótimos aliados.

Como tomar sol de maneira saudável - Passo 5
6

Quando não se respeita as regras para tomar sol de maneira saudável a insolação é uma das consequências. Se hidratar o tempo todo deixa o seu banho de sol mais benéfico e evita mal estar. Além da água, sucos naturais e água de coco são ótimas pedidas.

Como tomar sol de maneira saudável - Passo 6
7

Renovar o protetor solar a cada duas horas, após entrar na água ou após suadouro intenso é um lembrete imprescindível para se tomar sol de maneira saudável. Por mais que esteja escrito na embalagem que o produto é resistente à água, seu fator acaba diminuindo ao passar do dia. Não economize na hora de usar filtro solar.

Veja também: Pode tomar sol menstruada? - Esta e outras dúvidas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar sol de maneira saudável, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • A quantidade de protetor solar ideal para proteger o rosto equivale a uma colher de chá cheia
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como tomar sol de maneira saudável