Partilhar

Como usar a manteiga de karité no cabelo

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar a manteiga de karité no cabelo

O karité é uma árvore que cresce no oeste de África e pode chegar a medir 15 metros de altura. Esta planta, cujo nome significa "árvore de manteiga", dá frutos muito similares à amêndoa, conhecidos na África como nozes que, no seu interior, contêm a preciosa manteiga de karité, uma espécie de creme natural cuja propriedade hidratante tem o poder de nutrir e reestruturar os cabelos mais secos e maltratados.

Felizmente não é preciso ir até África para conseguir um pouco de manteiga de karité, pois hoje em dia são muitas as lojas de produtos naturais ou de cosméticos que oferecem uma versão comercial desta manteiga natural, para que possa aproveitar todos os seus benefícios. Quer saber como usar a manteiga de karité no cabelo? Então continue lendo este artigo do umComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Como fazer banho de verniz nos cabelos
Passos a seguir:
1

Antes de começar a usar manteiga de karité no cabelo é importante que saiba para que se utiliza e como atua no cabelo. A manteiga de karité, por sua propriedade hidratante, tem o poder de nutrir os cabelos que estão muito maltratados e secos para melhorar a aparência das pontas abertas, dos fios queimados ou do cabelo com frizz e rebelde.

O que este produto oferece ao cabelo? Suavidade extrema, sendo considerado o melhor condicionador natural que pode usar. É ideal para devolver a vitalidade ao cabelo encaracolado, regenerar as fibras e melhorar a textura porosa causada pelos corantes ou pela descoloração. Se tiver o couro cabeludo muito oleoso, utilize a manteiga de karité apenas do meio até às pontas.

Como usar a manteiga de karité no cabelo - Passo 1
2

Há muitas formas de usar a manteiga de karité no cabelo, a mais recomendável é aplicar no cabelo úmido antes de se deitar para dormir, de preferência do meio para as pontas, e deixar repousar toda a noite até à manhã seguinte. Ao acordar, enxágue com água abundante e retire a manteiga. Este procedimento pode ser feito até três vezes por semana se o seu cabelo for seco e uma vez a cada duas semanas se seu cabelo for muito oleoso.

3

Também pode usar no cabelo adicionando um pouco de manteiga ao seu condicionador. O ideal é que primeiro derreta duas colheres de sopa de manteiga de karité em banho-maria e, quando estiver totalmente líquida, misture com seu condicionador. Use seu condicionador como normalmente, não tem que colocar na geladeira, deixe-o no banheiro e à mão, como faz normalmente. Verá que com os dias o cabelo fica mais suave e fácil de manejar.

Como usar a manteiga de karité no cabelo - Passo 3
4

Se deseja utilizar este produto natural para uma hidratação profunda do cabelo, faça o seguinte: aplique um pouco de manteiga de karité no cabelo, prenda e coloque uma touca térmica. Depois aplique ar quente com o secador para que o calor permita que a manteiga penetre melhor nas fibras e o efeito seja bem mais potente. Depois enxágue seu cabelo como de costume com xampu e não aplique condicionador. Se preferir, ao sair do chuveiro enxágue com água fria para ativar o brilho.

5

Para usar manteiga de karité no cabelo também pode fazer um tratamento hidratante acompanhando de azeite de oliva. Derreta 1/4 de xícara de manteiga de karité em banho-maria com meia xícara de azeite de oliva, quando ambos os ingredientes estiverem bem misturados, espere esfriar. Depois misture com o conteúdo de uma cápsula de vitamina E e 1/4 de óleo essencial da sua preferência. Bata até que a mistura ganhe consistência e aplique no seu cabelo deixando repousar por meia hora. Depois, enxágue com água fria abundante.

6

Outro tratamento hidratante muito eficaz é derreter em banho-maria 1/4 de manteiga de karité, depois retirar do fogo e misturar com meia xícara de iogurte natural, 1/4 de vinagre de maçã e duas colheres de sopa de óleo de amêndoas. Aplique a preparação no cabelo, deixe repousar por 20 minutos e depois enxágue com água fria abundante.

Aproveite as propriedades da manteiga de karité para fazer um creme facial, como lhe explicamos neste outro artigo.

Como usar a manteiga de karité no cabelo - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a manteiga de karité no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar a manteiga de karité no cabelo

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar a manteiga de karité no cabelo
1 de 4
Como usar a manteiga de karité no cabelo

Voltar ao topo da página