Partilhar

Como usar azeite de oliva no cabelo

Como usar azeite de oliva no cabelo

Os benefícios do azeite de oliva para a saúde têm sido proclamados há séculos. Mas o azeite de oliva está ganhando popularidade também como um excelente aliado para a nossa beleza: entre os seus muitos benefícios cosméticos encontramos que é ótimo para hidratar e dar mais brilho ao cabelo e com a umectação com azeite de oliva. Neste artigo do umCOMO mostraremos diferentes maneiras de como usar o azeite de oliva no cabelo, comentaremos seus benefícios e o passo a passo das receitas de azeite no cabelo!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer uma máscara de azeite de oliva

Benefícios dos azeite de oliva no cabelo

Existem muitos truques de beleza com azeite de oliva que você pode fazer em casa, para que serve o azeite de oliva no cabelo, exatamente? Entenda quais são os benefícios do azeite de oliva para o cabelo, já que estamos falando de um precioso líquido repleto de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais que é capaz de reparar o cabelo seco e maltratado em muito pouco tempo:

  • O azeite no cabelo é um excelente antioxidante natural graças ao seu elevado teor de vitamina E. Isto permite que os folículos capilares e as fibras capilares permaneçam fortes, o que é essencial para que o cabelo cresça mais saudável, rápido e forte. Também evita que as pontas fiquem quebradiças.
  • Ele é ideal para cabelos finos, porque é rico em vitamina C promove a produção de colágeno, que ajuda a engrossar os fios.
  • O azeite de oliva no cabelo é um ótimo hidratante natural, já que contem ácidos graxos essenciais que nutrem e hidratam o cabelo em profundidade, evita o frizz e danos que podem ser causados por secador, chapinha e etc. Portanto, também se recomenda o uso de azeite de oliva nos cabelos cacheados, secos e danificados.
  • O azeite no cabelo também ajuda a combater o problema das pontas duplas e danificadas, já que ele hidrata o cabelo da raíz para as pontas e previne a secura.
Como usar azeite de oliva no cabelo - Benefícios dos azeite de oliva no cabelo

Como usar azeite de oliva no cabelo

Para aproveitar todos os benefícios do azeite de oliva para o cabelo, é importante que você use azeite de oliva extravirgem, para que você possa ter certeza de que todos os nutrientes são de qualidade. Agora conheça diferentes maneiras de aplicar azeite de oliva no cabelo, já que é importante que você use a correta dependendo do que o seu cabelo precisa:

  • Hidratação profunda: a melhor opção é aplicar uma máscara de azeite de oliva no cabelo de médio a longo prazo uma vez por semana para hidratar os cabelos secos e danificados ou encaracolados. A receita a ser utilizada é aquela explicada em detalhes na seção a seguir.
  • Reparo de pontas duplas: aplique azeite nas pontas duas vezes por semana e deixe repousar durante 30 minutos para que se hidrate e fortaleça.
  • Azeite de oliva em cabelos oleosos: não aconselhamos a utilização de azeite em cabelo oleoso, já que ele pode deixar ainda mais oleoso.

Umectação com azeite de oliva

Essa receita de umectação com azeite de oliva é ideal para cabelos secos e danificados ou para hidratar cabelos cacheados. Antes de aplicar o azeite no cabelo, é recomendável que coloque uma toalha velha sobre os seus ombros para proteger a roupa enquanto aplica este remédio caseiro. Confira o passo a passo da umectação com azeite de oliva:

  1. Adicione 2 a 4 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem em uma tigela. A quantidade dependerá da quantidade de cabelo que tiver e do seu comprimento.
  2. Aplique o azeite de oliva no cabelo seco ou ligeiramente úmido da metade até às pontas de forma uniforme. Massageie com os dedos e distribua com os dedos para que todas as mechas do cabelo fiquem impregnadas.
  3. O calor deixa o tratamento de umectação de azeite de oliva no cabelo muito mais eficaz, assim você pode envolver o cabelo com uma toalha ou colocar uma tampa de plástico e esperar cerca de 30 minutos.
  4. Após esse tempo, retire a toalha, lave com água morna em abundância e lave o cabelo como de costume.
  5. Aplique a máscara de azeite de oliva no cabelo uma vez por semana. Se vir que não é suficiente para obter uma boa hidratação, aplique duas vezes por semana para obter os melhores resultados.

Hidratação de ovo e azeite de oliva no cabelo

Outra alternativa para usar de azeite de oliva no cabelo é combiná-lo com outros produtos naturais e criar máscaras de cabelo naturais muito benéficas. A primeira que propomos é ideal para hidratar o cabelo em profundidade e estimular o seu crescimento ao mesmo tempo, já que combina os benefícios do azeite com os do ovo. Este último é muito rico em biotina, uma vitamina do complexo B que facilita aos folículos capilares a obtenção dos nutrientes certos e, por conseguinte, o crescimento saudável e forte do cabelo.

Ingredientes para hidratação de ovo e azeite de oliva no cabelo

  • 1 ovo;
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem.

Hidratação de ovo e azeite no cabelo

  1. Bata o ovo em uma tigela;
  2. Adicione o azeite e mexa até ficar macio;
  3. Aplique a máscara no cabelo molhado e massageie;
  4. Deixe repousar por 30 minutos e remova com bastante água morna.

Leitura complementar: Benefícios do ovo para o cabelo

Como usar azeite de oliva no cabelo - Hidratação de ovo e azeite de oliva no cabelo

Hidratação com mel e azeite de oliva no cabelo seco

Se o seu cabelo estiver muito danificado, aconselhamos a repará-lo com essa hidratação para cabelos secos e danificados. Combine azeite com mel, outro dos produtos naturais mais hidratantes disponíveis. O mel vai amaciar muito o seu cabelo, ele também vai repará-lo a partir do interior e, além disso, vai dar-lhe um brilho extra.

Ingredientes

  • 3 colheres de mel orgânico;
  • 2 colheres de azeite de oliva extravirgem.

Como hidratar cabelo com azeite e mel

  1. Misture o mel com o azeite numa tigela até obter uma mistura homogênea;
  2. Aplique a máscara da raíz às pontas;
  3. Cubra o cabelo com uma toalha e deixe o azeite no cabelo agir por 20 a 30 minutos;
  4. Após esse tempo, remova com bastante água morna e faça uma lavagem normal.

Leia também: Como fazer o cabelo crescer com mel

Babosa e azeite de oliva no cabelo: para crescer

Como um complementar a tratamentos para crescimento de cabelo, pode-se misturar azeite de oliva com aloe vera. A razão é que esta planta natural reactiva o fluxo sanguíneo no couro cabeludo graças às suas propriedades regeneradoras e é também hidratante e antioxidante.

Ingredientes

  • 3 colheres do gel da babosa;
  • 2 colheres de azeite extravirgem.

Hidratação de aloe vera e azeite de oliva

  1. Misture o aloé vera com o azeite numa tigela. Se você tem uma planta de babosa em casa, você pode usar o gel dentro das folhas.
  2. Aplique a máscara de aloe vera e azeite nos cabelos molhados ou secos e massageie com os dedos para distribuir.
  3. Deixe agir por 30 minutos e depois lave com água morna.

Sugestão: Como usar a babosa para o cabelo maltratado

Azeite 'quente' no cabelo

  1. Para começar verta 1/2 xícara de azeite de oliva em um recipiente para o microondas. Deixe aquecer no microondas durante 20 segundos, se passado esse tempo não estiver à temperatura desejada, programe mais 20 segundos.
  2. De seguida, deverá colocar uma pequena quantidade de azeite de oliva na palma da sua mão e massagear o cabelo, especialmente desde a metade do cabelo até abaixo que costuma ser a zona mais maltratada.
  3. Caso tenha o cabelo oleoso, é importante não aplicar o azeite de oliva na zona do couro cabeludo ou poderia aumentar a produção de gordura, por isso deixe um ou dois dedos livres de produto nas raízes. Repita o processo de massagem em pequenas quantidades até que o cabelo esteja totalmente coberto de azeite de oliva.
  4. Quando já tiver o azeite de oliva no cabelo, deverá apanhar o cabelo todo e cobri-lo com uma touca de plástico, isto ajudará a que o calor gerado pela touca abra os poros do couro cabeludo, permitindo que o azeite penetre mais profundamente. Deixe atuar este remédios caseiros para o cabelo durante pelo menos 30 minutos para que o azeite de oliva atue, hidratando o seu cabelo e ajudando a recuperar o seu brilho.+
  5. Para terminar, retire o azeite de oliva do seu cabelo com o seu xampu habitual e enxague o cabelo com água morna, notará como o tratamento do azeite de oliva deixa o seu cabelo muito mais suave, brilhante e manejável. Pode aplicá-lo uma vez por semana se o seu cabelo precisar de uma reparação intensiva.

Além das máscaras para o cabelo de azeite de oliva, existem outros remédios naturais que ajudarão a melhorar a saúde do seu cabelo e a deixá-lo mais brilhante e hidratado. Dependendo do tipo de cabelo que tiver será melhor fazer uma máscara ou outra, uma vez que não é a mesma coisa tratar um cabelo tingido que um que seja fraco.

Alecrim e azeite de oliva no cabelo

O alecrim não é apenas uma excelente planta para dar mais sabor a vários pratos, mas sim um perfeito aliado para o cuidado do cabelo. Ajuda principalmente a prevenir a sua queda, dando vida e permitindo melhorar a aparência dos cabelos oleosos graças às suas propriedades astringentes.

Ingredientes para a máscara de alecrim e azeite

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de alecrim;
  • 1 xícara de azeite de oliva.

Como fazer máscara de alecrim e azeite no cabelo

  1. A preparação desta máscara é muito simples. Só é preciso adicionar as folhas secas de alecrim em uma xícara de azeite de oliva e colocar no microondas para esquentar por 2 minutos.
  2. Quando estiver morna, coe a mistura e aplique sobre o cabelo úmido deixando atuar por 20 minutos.

Outros remédios caseiros para ter um cabelo bonito

Com todas essas receitas, deu para ver que o azeite de oliva no cabelo pode ser um excelente aliado da beleza e saúde capilar. Além dele, existem outros ingredientes naturais que também prometem um efeito incrível. Conheça-os:

Abacate no cabelo

Alguns ingredientes destacam-se dos outros para conseguir ter um cabelo bonito, bem mais solto e hidratado. E um deles é, sem dúvida, o abacate, uma fruta muito rica em nutrientes e óleos essenciais que permitem revigorar, suavizar e fortalecer o cabelo, além de reparar as partes mais danificadas.

Ingredientes para a máscara de abacate:

  • 1 abacate maduro;
  • 1 gema de ovo;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Para elaborar esta máscara capilar caseira, primeiro corte o abacate pela metade, retire o caroço central e extraia a polpa separando-a da casca. Esmague a polpa com um garfo em um recipiente, verta a gema do ovo e misture ambos os ingredientes. Por último, adicione o azeite e volte a mexer até obter uma massa homogênea. Deve aplicar esta máscara em seu cabelo levemente úmido, massagear com os dedos e deixar atuar por 20 ou 30 minutos envolvendo a cabeça com uma toalha quente para que faça mais efeito.

Hidratação com banana e mel

Outra combinação ótima para obter um cabelo mais bonito e perfeitamente hidratado é de banana e mel. Ambos os ingredientes são incríveis para lutar contra a perda de brilho e suavidade do cabelo, por isso o resultado serão fios super-sedosos e brilhantes.

Ingredientes para a máscara de banana e mel:

  • 1 banana madura;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • Meia-xícara de leite.

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata até obter uma mistura cremosa. Espalhe por todo o cabelo úmido com a ajuda de seus dedos e deixe atuar durante 30 minutos.

Cuidados essenciais para um cabelo bonito

Não se esqueça que estes tratamentos naturais não darão resultado se não cuidar do seu cabelo todos os dias e não se preocupar de manter hábitos de vida saudáveis. Portanto, além de tudo, é importante considerar recomendações como as seguintes:

  • Beber água em abundância durante o dia (entre 1,5 e 2 litros).
  • Incorporar alimentos ricos em vitamina A, B e E à sua dieta diária, assim como minerais como o zinco, o ferro e o cálcio.
  • Não abusar de corantes para o cabelo, tintas, mechas, etc., e limitar o uso de secadores e chapinhas.
  • Proteger o seu cabelo do sol.
  • Usar produtos cosméticos adequados para o seu tipo de cabelo.
  • Cortá-lo de vez em quando para melhorar a sua aparência.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar azeite de oliva no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se tiver o cabelo muito comprido, terá que utilizar uma xícara de azeite de oliva em vez de 1/2.
  • Ao aquecer pela primeira vez o azeite de oliva, não aqueça mais de 20 segundos. Isto dar-lhe-á a oportunidade de observar a força do seu microondas e da quantidade de tempo necessário para obter o azeite quente, mas não muito quente.
  • Se o seu cabelo está muito maltratado, pode aplicar este tratamento caseiro semanalmente.

Escrever comentário sobre Como usar azeite de oliva no cabelo

O que lhe pareceu o artigo?
54 comentários
MARIA APARECIDA NUNES
estou gostando muito das dicas de como usar azeite de oliva para nossa saúde e nossa beleza quero receber mais dicas sobre, ervas medicinais, plantas, chás cosméticos em fim tudo que a natureza pode nos oferecer estou adorando obrigada
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! No site temos muitos artigos sobre esses assuntos, baste pesquisar o que pretende na barra de busca no topo do site. Espero que consiga encontrar o que procura :) Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando ;)
sandra
Oiii gostaria de saber se pode usar o óleo de azeite no cabelo que tem progressiva? Obrigado
Gabriela Barbosa
Oi boa noite!que protetor térmico é o melhor para proteger os cabelos do secador?
Aimê Schroeder
Muito bom, fiz e deu super certo .
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Aimê! Que bom saber que deu certo. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Raiane Pereira
Olá , meu nome é Raiane e adorei a ideia ! esse tratamento é suuupeer ^^ Meu cabelo estava muito feio, (Principalmente as pontas) estava sem brilho e poroso ... Me ajudou muito !
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Raiane! Que bom saber que esse procedimento resultou no seu cabelo. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sergio Vanelli
Ele ajuda nascer cabelo é bom para cálvice?
Geisiana
experimentei e o resultado é ótimo ! Boa dica :)
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Geisiana! Que bom saber que gostou do resultado. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
Bianca
Eu passei o azeite misturado com meu creme de hidratação, tenho que lavar meu cabelo antes e depois? Ou só antes?
ana
passa o azeite morno mesmo ou deixo esfrias
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, pode colocar o azeite de oliva morno mesmo.
Sergio vanelli
Passa o azeite morno ou deixo esfriar
Mayara vieira
Posso usar o azeite de Olivia sem ser o extra virge???

Como usar azeite de oliva no cabelo
1 de 3
Como usar azeite de oliva no cabelo

Voltar ao topo da página