Partilhar

Dicas de moda para quem tem pernas curtas

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
Dicas de moda para quem tem pernas curtas

Nem todas temos pernas longas e finas, que nos ajudem a ficar mais estilizadas sem ter que estar sempre usando salto alto. Suas pernas são curtas em comparação com a parte superior do seu corpo? Se a resposta for afirmativa e quiser saber como fazer elas parecerem mais longas visualmente, sem salto e se sentindo completamente confortável, preste atenção às dicas deste artigo de umComo. Pois vamos dar para você algumas dicas de moda para quem tem pernas curtas para que possa se sentir bem mais bonita e tirar um grande partido da sua imagem.

Também lhe pode interessar: Como se vestir se tem pernas grossas

Como saber se as suas pernas são curtas

Apesar de todas conhecermos as proporções do nosso corpo, assim como seus pontos fortes e fracos, se tiver dúvidas sobre se as suas pernas podem ser consideradas curtas ou não, preste atenção às seguintes linhas onde mostramos para você um simples teste para resolver a questão:

  • Fique de pé, com as costas retas, os pés juntos e os braços completamente esticados e juntos aos lados do corpo.
  • Agora, confira se suas virilhas estão abaixo da linha marcada pelos seus pulsos. Se for o caso, então é porque as suas pernas são definitivamente curtas em comparação com o tronco ou a parte superior do corpo.

É importante lembrar que, assim como referimos, é um problema de proporção corporal, mas não tem nada a ver com a estatura: ser baixinha não quer dizer que as suas pernas sejam muito curtas.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas - Como saber se as suas pernas são curtas

Blusas, camisetas e suéteres curtos

As peças de roupa superiores, como suéteres, blusas, camisas, camisetas, etc., devem ser curtas, de preferência, e pode usá-las inclusive por dentro da calça ou saia. Desta forma, conseguirá corrigir a desproporção existente entre a parte superior e inferior do corpo e as pernas parecerem mais longas. Se não gosta de deixar a sua barriga ou zona abdominal descoberta, o nosso conselho é que combine este tipo de roupa ou cropped tops com calças ou saias de cós alto que também são ótimas para esconder as pernas curtas, assim como vamos ver mais à frente neste artigo.

Outro truque que pode funcionar bem para que a atenção se concentre mais na parte superior do tronco é usar as peças de cima com estampas, com enfeites, lantejoulas e todo o tipo de detalhes; mas não se esqueça da regra de que "menos é mais" para não ficar com um look muito carregado.

As chamadas boleros ou blusas justas na cintura serão as suas melhores aliadas para estilizar e alongar ainda mais a sua silhueta.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas - Blusas, camisetas e suéteres curtos
Imagem: notey.com

Vestidos de corte império

Tanto se for usar um vestido casual no dia a dia ou um mais elegante e sofisticado para uma ocasião especial, o modelo perfeito para você é o chamado vestido de corte império. Ele fica ajustado na parte do peito e cai levemente desde a cintura até ao final da saia sem se ajustar ao corpo. É ideal porque este tipo de vestido fará as suas pernas bem mais longas e estilizadas visualmente, ajudando você a esconder as pernas curtas. Porém, aconselhamos que a saia do vestido não seja muito longa e que fique, de preferência, acima da altura do joelho.

Por outro lado, também será muito favorecida por vestidos com decotes em V e os vestidos strapless ou tomara-que-caia, que são sem alças e que deixam completamente descoberta a parte do decote e dos ombros. Complete-os com maxicolares impressionantes para concentrar toda a sua atenção na parte superior do corpo e desviá-la da inferior.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas - Vestidos de corte império

Minissaias e saias na cintura

Se gosta de mostrar as pernas com minissaias ou saias curtas, saiba que esta é uma das melhores roupas para isso. Com saltos ou sem, elas vão ajudar a criar a sensação de pernas mais longas! Se não quiser mostrar tanto, então aconselhamos que use uma minissaia com meia-calça preta e sapatos de salto alto pretos também, a sua silhueta ficará muito mais estilizada!

Além da saia extra curta, os modelos que começam na cintura são a sua melhor opção para parecer mais alta e dar visualmente às suas pernas alguns centímetros a mais. Experimente o salto anabela e ficará realmente espetacular.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas - Minissaias e saias na cintura

Calças retas e de cós alto

Assim como acontece com as saias, as calças de cós alto que começam na cintura são as que conseguem dar mais comprimento às pernas e, por outro lado, tirar centímetros à parte superior do corpo.

Além disso, não importa se são jeans, calças de tecido, de couro, de algodão, etc., mas as calças mais favorecedoras para as mulheres com pernas curtas são as retas, ou seja, as que não ficam tão estreitas nem excessivamente largas na parte inferior. Com este tipo de calça, em cores escuras como o preto, cinza, azul-marinho, verde-garrafa, etc., as suas pernas parecerão bem mais longas do que com as de tons claros que, pelo contrário, costumam realçar as formas redondas e encurtar a figura.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas - Calças retas e de cós alto

Listras verticais e looks monocromáticos

Além de todas estas peças que pode considerar para se vestir se tiver as pernas curtas, existem outros truques que também são super eficazes para conseguir que a silhueta pareça mais estilizada. Um dos que oferece os melhores resultados é usar uma peça com estampas de listras verticais ou linhas finas verticais, sejam elas camisetas, camisas, blusas, calças, saias, vestidos, etc.

Também são aconselháveis os looks monocromáticos, ou seja, vestir tudo de uma só cor ou com tons muito similares. Este é um estilo que está na moda e com o qual, além de exibir pernas mais longas, estará perfeitamente integrada às últimas tendências. Quer descobrir diferentes formas de usar? Então não perca o artigo O que é o look total.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas - Listras verticais e looks monocromáticos
Imagem: fallinmode.com

Sapatos de salto alto

Não há melhor aliado para as mulheres que querem esconder as pernas curtas do que sapatos com salto alto, que de forma instantânea ganharão alguns centímetros e ficarão com uma silhueta bem mais estilizada. Pode usar os sapatos da mesma cor que o vestido, calça ou saia, ou pode preferir tons nude que também ajudam a alongar visualmente as pernas.

No verão, as sandálias abertas de salto ou as anabelas são uma ótima aposta e também ficarão muito bem em você.

Dicas de moda para quem tem pernas curtas - Sapatos de salto alto

O que deve evitar...

Há determinadas peças que em vez de alongar e estilizar a silhueta, conseguem o efeito contrário, tirando comprimento e fazendo com que as pernas pareçam mais curtas do que são. Por isso, convém saber quais são e evitá-las de qualquer jeito; de seguida explicamos algumas delas:

  • Suéteres ou camisetas oversize, peças de cima muito longas.
  • Calças e saias de cós baixo.
  • Saias no joelho ou abaixo dele.
  • Calças capri, três quartos ou com dobra na parte inferior.
  • Estampas chamativas ou listras horizontais em peças inferiores.
  • Sapatos que tampem a panturrilha como botas de cano médio ou alto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas de moda para quem tem pernas curtas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Dicas de moda para quem tem pernas curtas

O que lhe pareceu o artigo?

Dicas de moda para quem tem pernas curtas
Imagem: notey.com
Imagem: fallinmode.com
1 de 8
Dicas de moda para quem tem pernas curtas

Voltar ao topo da página