Partilhar

Pode beber quando faz tatuagem? Informações ESSENCIAIS

Por Letícia Lima. Atualizado: 16 maio 2018

Até algumas décadas atrás, as tatuagens eram muito mal vistas pela população em geral e associadas a elementos negativos como a criminalidade, por exemplo. Felizmente, essa concepção preconceituosa vem caindo por terra e hoje em dia cada vez mais pessoas apostam na tatuagem como uma ferramenta de modificação corporal para expressar-se pela estética. As tatuagens podem ser dos mais diversos tipos e símbolos, sendo que cada tatuador tem seu traço e estilo característicos. Mesmo com essa popularização crescente, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o processo pós tatuagem. 'Pode beber quando faz tatuagem? Faz mal?', são só algumas das dúvidas. Não é recomendado beber antes da tatuagem por razões óbvias, mas não há restrições extremas sobre beber depois de se tatuar.

Contudo, beber depois de fazer uma tatuagem pode implicar algumas consequências e deve ser evitado sempre que possível. Além de esclarecer todos os detalhes sobre essa questão, o umCOMO também comenta dúvidas relacionadas ao tema e te oferece os melhores conselhos para que tudo dê certo.

Também lhe pode interessar: O que não fazer quando faz tatuagem

Pode beber antes de fazer tatuagem?

O álcool deve ser evitado nas 24 horas que antecedem a sessão de tatuagem, por vários motivos diferentes. O consumo de álcool antes de fazer tatuagem provoca problemas como:

Afinamento do sangue

Foi comprovado cientificamente que a ingestão de álcool afina o sangue, condição que aumenta proporcionalmente à quantidade que você bebe. No entanto, até uma pequena dose como uma cerveja pode ser suficiente para provocar alterações na consistência do seu sangue.

O problema do afinamento do sangue não é o perigo de hemorragia, mas outras consequências como a visibilidade comprometida que prejudicará o trabalho do tatuador. O artista já necessita lidar com poças de tinta e as poças de sangue não ajudam, especialmente se o tatuador não tiver muita experiência, o que pode acabar por prejudicar a qualidade final do trabalho. Além disso, o sangue pode se misturar com a tinta, o que dilui o produto e faz com que a sua tatuagem foque esbatida e deslavada rapidamente.

Discernimento afetado

Embora seja óbvio que o álcool vai afetar seu poder de decisão, é bom lembrar que muita gente acorda com arrependimentos depois de uma noite no estúdio de tatuagem. Alguns cometeram até o pior erro da sua vida, tatuando o rosto ou escolhendo um desenho que nunca escolheriam sóbrios.

Tenha em conta que a tatuagem é permanente e que você deve entrar no estúdio com a mente clara e em controlo total das suas decisões para aprovar o desenho e garantir que o tamanho e posicionamento são os que você deseja. Além disso, é importante estar lúcido para conversar com o tatuador sobre o trabalho e receber as indicações para os cuidados pós-tatuagem.

Falta de disposição

O seu humor na hora de fazer uma tatuagem é importante, já que fazer uma tatuagem de ressaca é horrível, especialmente se for um desenho grande ou demorado. Além de sentir os sintomas clássicos que sucedem o consumo de álcool, você pode se sentir cansado e com dor de cabeça, piorando a experiência em grande escala. Isso é mau para você, que passa mal durante o tempo da tatuagem, e para o artista, que terá de lidar com as suas queixas constantes. Além da sobriedade, uma boa noite de sono e uma alimentação correta podem ajudar a melhorar a experiência.

Recusa do tatuador

Além de todos os riscos que beber antes de fazer tatuagem implica, você também corre o risco de chegar no estúdio e ser recusado pelo tatuador. Isso acontece porque a maioria dos artistas de tatuagem não aceitam fazer tatuagens se suspeitam que você pode estar embriagado quando entra no estúdio.

Um cliente bêbedo pode ser um problema para o tatuador, já que é normal que o álcool faça com que as pessoas tenham dificuldade em ficar imóveis durante longos períodos, o que distrai o artista e prejudica a qualidade do seu trabalho. Como isso prejudica a reputação do tatuador e do estúdio, não se admire se ele recusar fazer a sua tatuagem se você chega alcoolizado.

Pode beber quando faz tatuagem? Informações ESSENCIAIS - Pode beber antes de fazer tatuagem?

O que não pode comer e beber quando faz tatuagem?

Para além das bebidas, tem alguns alimentos não recomendados para quando se faz tatuagem:

  • Carnes gordas;
  • Chocolate;
  • Queijo;
  • Leite integral;
  • Iogurte;
  • Ketchup;
  • Presunto;
  • Pimenta;
  • Salsicha em lata;
  • Sardinha em lata;
  • Camarão;
  • Peixes gordos.

Após fazer uma tatuagem, devemos estar muito atentos aos alimentos que ingerimos para facilitar o processo de cicatrização. Alguns alimentos são muito irritantes para o organismo, o que pode deixar a cicatrização mais lenta. Devemos sempre nos lembrar que o corpo vê a tatuagem como uma ferida na pele, dessa forma, é preciso prestar especial atenção à saúde depois de fazer uma tatuagem.

Via de regra, devem ser evitados os alimentos gordurosos, pois as moléculas de gordura demandam muito esforço do organismo para serem quebradas, o que atrapalha o processo de cicatrização. Alimentos muito temperados (como comida indiana) ou muito processados (como fast food) também podem causar problemas durante esse espaço de tempo. Frutos do mar devem ser evitados, pois além de enorme potencial alérgico contém também muita gordura.

As bebidas não alcoólicas estão liberadas, mesmo que açucaradas como milkshakes e refrigerantes. Por isso, pode beber refrigerante quando faz tatuagem sem que esse ato cause danos ao organismo.

Dica: Não deixe de conferir nosso artigo sobre Quando não devo fazer uma tatuagem.

Pode beber depois de fazer tatuagem?

É natural que, após a dor provocada pela sessão de tatuagem, você esteja pensando que você merece um drink para relaxar e aproveitar sua nova modificação corporal. Contudo, embora beber depois da tatuagem não apresente um risco maior para o sue organismo, ela pode piorar a cicatrização e cura geral da sua tattoo.

Cicatrização

O álcool pode afetar a capacidade que o seu organismo tem para cicatrizar, curar e regenerar durante o sono, dependendo da quantidade que você ingere. Isso acontece porque muitas das funções do seu corpo são comprometidas quando você bebe. Isso significa que a pele não cicatriza como deveria e que não promove a cura da tatuagem como se você não tivesse álcool no seu organismo.

Sangramento excessivo

Depois de fazer tatuagem, ela continuará soltando plasma e sangrando por dois dias. Isso significa que, nas 48 horas seguintes, ela será afetada pelo afinamento do sangue que o consumo do álcool provoca. Além de sujar as roupas e lençóis da sua cama, o sangramento excessivo faz com que a pele não crie crostas com a mesma rapidez com que criaria normalmente, retardando o processo de cicatrização e aumentando o risco de infeção. Desse modo, a tattoo não está tão protegida das bactérias nocivas como estaria com as crostas habituais.

Tratamento negligenciado

Quando bebemos demasiado, nossas preocupações desaparecem, o que acontece também com a nova tatuagem. Você passeia pelo bar, encostando em todo o lado e em todo o mundo e caindo para o chão. Embora isso seja uma opção e ninguém tenha o direito de te julgar, a verdade é que uma bebedeira forte depois de uma tatuagem não é a melhor ideia de sempre.

Você vai acordar no dia seguinte e se arrepender da falta de cuidados com a sua pele acabada de tatuar, imagine que numa queda você raspa a zona tatuada e perde metade do trabalho. É possível! Para evitar situações como essa, dê um tempo e espere até sua tatuagem cicatrizar totalmente até encher a cara.

Fiz tatuagem, posso beber cerveja?

Conhecendo os riscos que mencionamos antes, a escolha é sua. Apesar do álcool causar uma inflamação no organismo, não há problemas em fazer tatuagem e consumir bebida alcoólica moderadamente, desde que você não abuse. É preciso levar em conta que o corpo vê a tatuagem como uma queimadura e/ou ferida na pele, ou seja, há todo um processo de cicatrização logo após fazer a tatuagem que deve ser seguido corretamente para que sua tattoo fique perfeita.

Para mais informações sobre o processo de cicatrização, leia nosso artigo Como curar uma taturevagem.

Cuidados a ter depois de fazer uma tatuagem

Alguns cuidados são necessários após fazer a tatuagem para que ela fique assim como você desejava. Em geral, a cicatrização total leva cerca de 30 dias, por isso, esse período exige maior atenção. Confira algumas das nossas recomendações a seguir:

  • Aplique a pomada cicatrizante recomendada pelo seu tatuador. Ela irá ajudar a acelerar o processo e garantir adequadamente a reconstrução do tecido da pele.
  • Use um sabonete neutro na área tatuada e não esfregue sua tatuagem - isso pode causar danos irreversíveis. Ao enxugar-se após o banho, seque a região delicadamente e com muito cuidado.
  • Evite banheiras, rios, mares e piscinas, pois a imersão na água pode causar danos à tinta.
  • Evite expor sua tatuagem ao sol nesses primeiros 30 dias. Passado esse tempo, você deve estar especialmente atento quando for à praia ou a piscina, pois será necessário aplicar significativas quantidades de protetor solar na região tatuada. Não deixe de ler nosso artigo sobre como proteger minha tatuagem do sol.
  • A tatuagem pode dar uma “casquinha”, como a que temos ao ralar um joelho, por exemplo. Não remova a casquinha e resista à tentação de coçar, pois ela serve para auxiliar no processo de cicatrização. Veja nosso artigo sobre o que fazer quando a tatuagem descasca.
  • Inchaço, vermelhidão, pus e cheiro ruim podem indicar uma tatuagem infeccionada. Se você observar que sua tatuagem está com essas características, procure seu tatuador para melhores esclarecimentos. Provavelmente será necessário o auxílio de um médico para indicar o tratamento adequado para combater a infecção.

Dica: Esclareça também a dúvida - Pode ter relação depois de fazer a tatuagem?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode beber quando faz tatuagem? Informações ESSENCIAIS, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Pode beber quando faz tatuagem? Informações ESSENCIAIS

1 comentário
A sua avaliação:
Soraia
Descobri tudo o que precisava de saber sobre beber quando faz tatuagem. O que comer, o que beber e, principalmente, tudo o que devo evitar. GRATA!

1 de 2

Voltar ao topo da página