Partilhar

Por que a minha pele não absorve o creme

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que a minha pele não absorve o creme

Começou a aplicar algum creme em sua pele e, de repente, percebeu que não absorve corretamente? Isso é algo que acontece com diversas mulheres na sua rotina de cuidados estéticos e muitas delas desconhecem qual é a causa e o motivo real para que a pele não aceite esse cosmético específico. Como verá neste artigo, os motivos podem ser vários e convém conhecê-los para resolver o problema e dar à pele a atenção que merece, para se manter sempre radiante, saudável e bonita. Continue lendo este artigo de umComo para obter resposta à pergunta de por que minha pele não absorve o creme e descubra o que que pode estar fazendo errado.

Também lhe pode interessar: Como escolher um creme para pele oleosa

A pele pode ficar saturada de tantos cremes?

Atualmente, costumamos ter na nossa rotina de beleza uma infinidade de produtos para deixar a nossa pele mais bonita e erroneamente podemos chegar a achar que quantos mais aplicarmos, mais benefícios obteremos e mais rápido notaremos os resultados na nossa aparência.

No entanto, como referimos antes, este é um pensamento errado, pois assim como garantem os especialistas em cosmética, a pele também tem um limite e pode chegar a ficar saturada se aplicarmos muitos produtos. O motivo? Nós explicamos de seguida:

  • Em primeiro lugar, deve se lembrar que os princípios ativos dos cremes requerem um tempo para serem absorvidos pela pele e para atuarem favoravelmente nela; por isso, por mais quantidade de cremes ou loções que aplicar, não conseguirá mais benefícios nem resultados mais imediatos. Além disso, o poder de penetração desses princípios ativos é limitado.
  • Em segundo lugar, tem que saber que os princípios ativos dos cremes que utiliza para hidratar e deixar a sua pele mais bonita estão em um componente condutor, seja ele óleo, água, silicone, etc., e que chega um momento em que a pele se encontra saturada e perde a sua capacidade de absorção. É neste momento quando notará que a sua pele não absorve o creme que está aplicando.

Portanto, fica claro que uma grande quantidade de produtos não é favorável para a pele, pelo contrário, faz com que não seja capaz de absorver mais princípios ativos e, além disso, podem-se desenvolver problemas cutâneos, como a chamada acne cosmética. Isso é consequência de uma sobressaturação da pele com cremes bastante oleosos, o que acaba provocando a formação de espinhas e impurezas em zonas do rosto, como o queixo e ao redor da boca. É um problema que se observa com mais frequência em mulheres entre os 25 e os 35 anos de idade, que já não estão em idade de desenvolver acne hormonal.

Aplique a regra de 'menos é mais', escute os especialistas e cuide da sua pele com os produtos que realmente precisa para estar saudável e bonita: um produto de limpeza, um hidrante e um protetor solar.

Por que a minha pele não absorve o creme - A pele pode ficar saturada de tantos cremes?

Acumulação de células mortas

Outro fator que pode dar resposta à pergunta de por que a pele não absorve o creme é uma acumulação de células mortas nela, que há muito tempo não se eliminam. Pode ser por isso que, mesmo tendo a pele muito seca, o creme não é absorvido quando aplica, aparecendo depois essas escamas brancas que revelam uma falta de hidratação.

É muito importante que esfolie a sua pele, tanto a do rosto como do corpo, uma vez por semana no mínimo para que todas as células mortas acumuladas saiam e os cremes que aplicar possam penetrar bem. Para levar a cabo uma boa esfoliação, primeiro terá que selecionar o produto indicado, escolhendo um que seja especifico para o rosto e outro para o corpo, tendo em consideração as recomendações para que a sua pele fique bem suave e pronta para receber qualquer tratamento:

  • Esfolie a pele quando estiver ligeiramente umedecida para evitar irritações.
  • Massageie a pele fazendo movimentos circulares para retirar todas as células mortas e ativar a circulação sanguínea da zona.
  • Não esfolie áreas muito sensíveis, como o contorno dos olhos ou os seios.
  • Ao finalizar a esfoliação, retire o produto com água fria ou morna abundante; a fria é ideal para fechar os poros.

E, é claro, não podemos deixar de lembrar que é essencial escolher uma loção esfoliante que seja adequada ao seu tipo de pele. Nos seguintes artigos pode ver Como fazer esfoliantes caseiros para pele oleosa e Como fazer esfoliante caseiro para todos os tipos de pele.

Por que a minha pele não absorve o creme - Acumulação de células mortas

Escolher um creme inadequado para a pele oleosa

As peles oleosas caracterizam-se por sofrer uma excessiva produção de óleo, fazendo com que sejam mais propensas a desenvolver impurezas, a ter acne e a apresentar brilho no rosto. Se você tem este tipo de pele e vem notando que o creme que usa diariamente não é absorvido corretamente, é muito provável que não tenha escolhido o tipo de loção necessário.

Devido às suas particularidades, as peles oleosas não precisam de cremes untuosos ou oleosos, pois não precisam de uma nutrição extrema como as peles secas, por isso o erro pode estar no creme utilizado, muito denso. É importante que atenda às necessidades específicas da sua pele e compre uma loção que seja livre de óleos e à base de água, pois é a melhor opção para reduzir o excesso de gordura e impedir que os poros se obstruam e apareçam novas impurezas.

Se quiser saber mais detalhes, anote o que explicamos para você no artigo Como escolher um creme para pele oleosa.

Por que a minha pele não absorve o creme - Escolher um creme inadequado para a pele oleosa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que a minha pele não absorve o creme, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Por que a minha pele não absorve o creme

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Bella
Aplicação bem fixe. Na escola estava sempre a ser gozada. Agora não mais.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bella! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Ivanete
Eu estou aprendendo muito com esse app
A sua avaliação:
Ivanete
Eu estou maravilhada
A sua avaliação:
Ivanete
Gosto muito nada igual

Por que a minha pele não absorve o creme
1 de 4
Por que a minha pele não absorve o creme

Voltar ao topo da página