Partilhar

Por que é importante esfoliar a pele

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que é importante esfoliar a pele

São muitos os fatores que marcam a nossa pele, a poluição, o estresse, uma má alimentação, o uso de produtos agressivos, a maquiagem, etc., e fazem-na parecer sem vida e com uma aparência opaca nada favorecedora. É por esta razão que é tão importante ajudar a que a sua regeneração celular se faça de forma adequada através de uma tarefa estética como a esfoliação. Depois dela, as mudanças são incríveis e instantaneamente visíveis, conseguindo uma pele bem mais radiante, suave e livre de impurezas. Convidamos você a continuar lendo este artigo de umComo para saber por que é importante esfoliar a pele e o que deve ter em conta no momento de a realizar.

Também lhe pode interessar: Como esfoliar a pele com rosácea

Benefícios de esfoliar a pele

O processo natural de regeneração da pele demora cerca de 28 dias, aproximadamente, no qual vão se desprendendo todas aquelas células mortas da camada superficial da pele. No entanto, à medida que envelhecemos e com o passar do tempo, esta renovação natural vai se tornando cada vez mais lenta e o resultado é uma pele com menos oxigenação e umectação. De fato, ter a pele seca, opaca, um pouco irritada ou com manchas após aplicar a maquiagem, são alguns dos sinais que revelam a presença dessas células mortas.

Por este motivo e para que a pele se mantenha saudável, fresca e radiante, é essencial contribuir para esse processo de regeneração com uma esfoliação profunda pelo menos uma vez por semana, ainda que a frequência varie segundo as necessidades de cada tipo de pele. Quando esfoliamos a pele, ela fica livre de células mortas e, como consequência, oxigenada e pronta para poder aproveitar todos os princípios ativos e nutrientes dos produtos, loções e tratamentos que realizemos. Além deste, outros dos principais benefícios de esfoliar a pele são os seguintes:

  • A pele fica bem mais limpa, lisa, macia e bonita.
  • Eliminam-se impurezas e previne-se a formação de imperfeições como espinhas, cravos, acne, etc.
  • Produz-se uma ativação da microcirculação na zona esfoliada, ou seja, favorece a eliminação de líquidos e, portanto, é uma boa tarefa estética para reduzir a celulite e a pele casca de laranja.
  • As peles oleosas podem controlar o excesso de produção de sebo com a esfoliação, melhorando assim a qualidade da sua pele e evitando o antiestético aparecimento de brilhos.
  • Ajuda a liberar aqueles pelos que podem ficar encravados depois da depilação, bem como prevenir o seu aparecimento, por isso é aconselhável esfoliar a pele mesmo antes de se depilar.
Por que é importante esfoliar a pele - Benefícios de esfoliar a pele

Dicas para uma boa esfoliação da pele

Para que os resultados sejam excelentes, há uma série de regras que deve ter em conta na hora de esfoliar a sua pele, tome nota e não pule nenhuma delas:

  • Deve ser feito sobre a pele úmida, já que se estiver seca poderia causar irritação e vermelhidão.
  • Não deve ser realizada sobre uma pele irritada ou em zonas nas quais tenha feridas.
  • Durante a esfoliação, os movimentos devem ser sempre suaves e com massagem circular para reativar a circulação sanguínea da zona.
  • É importante utilizar uma loção esfoliante específica para o rosto (com um grão menos agressivo e mais fino), e outra para o resto do corpo (grão mais grosso).
  • Evitar esfoliar aquelas zonas do corpo muito sensíveis e delicadas, como é o caso do contorno dos olhos e dos seios.
  • Deve-se retirar o esfoliante com bastante água e, uma vez que a pele esteja seca, aplicar uma loção hidratante para acalmá-la e hidratá-la.

Se quer descobrir mais detalhes, aconselhamos você a consultar os artigos Como esfoliar o rosto e Como esfoliar o corpo.

Por que é importante esfoliar a pele - Dicas para uma boa esfoliação da pele

Frequência da esfoliação

Nem todos os tipos de peles precisam da mesma frequência de esfoliação, pois cada um deles apresenta características específicas que devemos respeitar ao máximo para mantê-la saudável e com bom aspecto. Preste atenção às seguintes recomendações:

  • Peles secas: será suficiente esfoliar a pele uma vez por semana, com uma loção suave.
  • Peles oleosas: esfoliar a pele duas vezes por semana para limpar os poros em profundidade e reduzir o excesso de sebo.
  • Peles sensíveis: não são muito recomendáveis os grãos dos esfoliantes, mas pode-se realizar a esfoliação uma vez a cada 15 dias com um produto hipoalergênico.
Por que é importante esfoliar a pele - Frequência da esfoliação

Esfoliantes caseiros

Há produtos naturais que graças à sua composição e textura são ideais para esfoliar a pele sem a necessidade de ter que adquirir nenhuma loção comercial. Se preferir optar pela cosmética caseira e, ainda, nutrir a sua pele, experimente alguns dos esfoliantes naturais que mostramos a seguir:

  • Açúcar e limão: perfeito para remover as células mortas da pele e prevenir as impurezas. Prepare-o misturando 3 colheres de sopa de açúcar branco, o suco de 1/2 limão e 3 colheres de sopa de azeite de oliva.
  • Sal e mel: elimina a pele morta, reativa a circulação e deixa a pele suave. Misture 1 xícara de sal com 1/2 xícara de mel e aplique sobre a pele úmida.
  • Café: incrível para combater a celulite e contribuir com firmeza e suavidade à pele. Misture 2 xícaras de café moído, 1/2 xícara de açúcar branco e 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou de óleo de amêndoas.

Pode ver mais receitas nos artigos Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto e Como fazer esfoliante caseiro para todos os tipos de pele.

Por que é importante esfoliar a pele - Esfoliantes caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que é importante esfoliar a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Por que é importante esfoliar a pele

O que lhe pareceu o artigo?

Por que é importante esfoliar a pele
1 de 5
Por que é importante esfoliar a pele

Voltar ao topo da página