Os desenhos de tatuagens

Qual é o significado das tatuagens da flor de lis

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o significado das tatuagens da flor de lis

Quer fazer uma tatuagem mas ainda não decidiu o que vai pintar na pele? O mundo das tatuagens é bem mais complexo do que parece a simples vista, imagens, símbolos e formas se unem para criar sentimentos, declarações e descrições sobre a pessoa que as usa, por isso não é de estranhar que se recuperem símbolos de outras épocas para gravar na pele.

A flor de lis é uma destas tatuagens que ficou na moda e que podemos ver em um monte de braços e torsos em qualquer cidade, mas sabe o que significa? Neste artigo do umComo.com.br explicamos-lhe qual é o significado da flor de lis e como foi se alterando ao longo da história.

Passos a seguir:

1

A flor de lis nasceu como a representação da flor do lírio, de forma esquemática e artística, e usava-se nos antigos escudos e brasões da família real francesa desde o século VII. Não obstante, encontramos mostras de símbolos muito parecidos à flor de lis em civilizações bem mais antigas, como por exemplo desde a Porta de Ishtar da Mesopotâmia, construída no século V a.C.

Mas uma coisa é o uso que se deu na antiguidade e outro o significado que têm as tatuagens da flor de lis.

2

O fato de ser o escudo da família real francesa fez que a flor de lis signifique poder, honra, lealdade e soberania. As tatuagens da flor de lis significam estas qualidades na pessoa que a usa. É uma espécie de declaração de princípios para quem a tem. Outro de seus significados é a pureza de corpo e alma.

Qual é o significado das tatuagens da flor de lis - Passo 2
3

Desde que Robert Baden-Powell fundou o movimento scout no ano 1907 a flor de lis tem sido o símbolo dos escoteiros. As razões deste significado são 2:

  • Por um lado, as três pétalas da flor simbolizam tanto os três pilares que propunha o movimento -Pátria, lar e Deus-, como as três virtudes dos boy scouts -abnegação, lealdade e pureza.
  • Em outro sentido, a flor de lis tem sido usada tradicionalmente para indicar o norte nos antigos mapas e na rosa dos ventos, de modo que a flor também indica a direção norte que deve tomar o jovem scout.
4

Em seus princípios a flor de lis tinha um significado religioso para o cristianismo, as três pétalas da flor eram interpretados como uma representação da santíssima trindade, esse pode ser um dos significados destas tatuagens pois também é um símbolo que se atribui tanto ao Arcanjo Gabriel como à Virgem Maria.

Há alguns aspectos que podemos observar para distinguir qual é o significado das tatuagens da flor de lis:

  • Se aparece junto com outros desenhos como águias e leões associa-se com o poder, a lealdade e a liberdade.
  • Se aparece de cor amarela e junto a cruzes costuma ter um significado mais religioso.
Qual é o significado das tatuagens da flor de lis - Passo 4
5

Ao ser um símbolo tão estendido, as tatuagens podem significar muitas coisas diferentes dependendo da pessoa que a leve. A seguir, damos-lhe algumas das possíveis interpretações dependendo da zona geográfica:

  • Em muitos países emprega-se simplesmente como representação do lírio de forma decorativa.
  • Na América do Norte, a flor de lis simboliza aqueles territórios que estiveram sob ocupação francesa como Louisiana ou Quebec.
  • A flor de lis é o emblema da cidade de Florência.

Se quer saber o significado de outras tatuagens, convidamos você a visitar os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o significado das tatuagens da flor de lis, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Qual é o significado das tatuagens da flor de lis