Partilhar

Quando não devo fazer uma tatuagem

Por Sara Viega. Atualizado: 4 setembro 2017
Quando não devo fazer uma tatuagem

Está pensando em fazer uma tatuagem? Tem que ter em consideração uma série de questões básicas antes de se lançar e tomar esta decisão, já que nem sempre é recomendável fazer uma tatuagem, principalmente porque se trata de uma ferida na pele, feita com tinta, que ficará em seu corpo de forma permanente. Neste artigo de umComo vamos contar as situações que deve conhecer para responder à pergunta "quando não devo fazer uma tatuagem?", para saber em que momento deve frear a sua decisão de se tatuar.

Também lhe pode interessar: Pode beber quando faz tatuagem?
Passos a seguir:
1

É totalmente desaconselhável fazer uma tatuagem no verão ou quando for à praia ou tomar sol. O motivo é muito evidente: a cor da tinta pode se estragar e acabar se convertendo em tons mais cinzentos ou verdes, deixando a sua tatuagem em mau estado.

O mais recomendável é fazer durante a primavera ou outono, porque os raios UVA são menos intensos e, além disso, a roupa que usa para vestir não provoca atrito nem gruda na sua recente ferida. Em umComo contamos a você como curar uma tatuagem.

2

Também não deve fazer uma tatuagem para ficar na moda ou por influência de outras pessoas. Lembre-se que o que você tatuar fará parte de seu corpo o resto da sua vida, portanto seja consequente com seus atos, pense muito no desenho e principalmente no lugar onde quer fazer, pensando que seu corpo irá carregar esse desenho para sempre. Se não tiver certeza absoluta ou não souber muito bem o que quer tatuar, em umComo recomendamos que adie esta decisão e pense com mais tempo.

Quando não devo fazer uma tatuagem - Passo 2
3

A higiene e a segurança são aspectos essenciais na hora de fazer uma tatuagem, pois com uma agulha fará uma ferida na pele introduzindo a tinta, e nesse processo algum tipo de bactéria ou vírus poderia entrar em contato com a mesma; o resultado pode levar a doenças como a hepatite e inclusive a AIDS.

Por este motivo, é importante que revise o local onde vai fazer a sua tatuagem e comprove que a agulha usada seja nova e descartável: só você deverá usá-la. Por este motivo também é fundamental que antes de fazer uma tatuagem esteja vacinado contra doenças, como o tétano ou a hepatite B, para prevenir o seu contágio.

Quando não devo fazer uma tatuagem - Passo 3
4

Outra situação na qual não deve fazer uma tatuagem é se sua vida profissional ou social puder ser afetada. Apesar de ser cada vez menos comum, continuam existindo alguns empregos ou centros de trabalho onde a imagem de uma tatuagem continua sendo um sinal de irresponsabilidade e oferece uma primeira impressão ruim.

Por este motivo, se em seu trabalho precisar ter uma boa presença, o melhor é não fazer uma tatuagem ou fazer em zonas do corpo que não sejam visíveis quando usar essa roupa (evite, principalmente, o pescoço, as mãos, os braços, etc).

Quando não devo fazer uma tatuagem - Passo 4
5

Em umComo recomendamos que antes de fazer uma tatuagem se submeta a um teste de alergia, pois é possível que tenha uma reação alérgica a algum dos componentes da tinta. O mais adequado é fazer um teste em alguma parte do corpo, tatuando dois pontos de tinta para examinar a reação de seu corpo nas 2 semanas seguintes.

Se não sentir nenhum tipo de sintoma (coceira, irritação, sensação de formigueiro, etc.) então pode se tatuar sem problema. "O seguro morreu de velho", por isso antes de fazer uma tatuagem elaborada, garanta que não é alérgico. Em umComo contamos a você como saber se uma tatuagem está infectada.

Quando não devo fazer uma tatuagem - Passo 5
6

Outra situação na qual não deve fazer uma tatuagem é se estiver bêbado ou drogado no momento de fazer a tatuagem. O motivo é que este tipo de substâncias promovem o sangramento ao conter propriedades anticoagulantes e, portanto, farão com que a tatuagem seja mais dolorosa, além de dificultar a cura da mesma. Neste sentido, também não é recomendável fazer nesse dia se tiver tomado aspirinas pois também contêm estes coagulantes sanguíneos.

Veja também: 58 ideias de tatuagens que substituem alianças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quando não devo fazer uma tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Quando não devo fazer uma tatuagem

O que lhe pareceu o artigo?

Quando não devo fazer uma tatuagem
1 de 5
Quando não devo fazer uma tatuagem

Voltar ao topo da página