Partilhar

Remédios caseiros para pelos encravados

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para pelos encravados

Os pelos encravados ocorrem quando o folículo piloso é bloqueado por células mortas da pele. Isso faz com que os pelos cresçam para os lados no interior da pele, existindo uma maior ocorrência em pessoas com pelos grossos, cacheados ou raspados. Apesar de não serem um problema sério, os pelos encravados podem causar grande desconforto físico e estético. Assemelhando-se a espinhas, podem formar bolhas dolorosas com pus em zonas como o rosto, após a barbeação masculina, e nas virilhas e pernas nas mulheres. Se você sofre deste problema, continue lendo e conheça os remédios caseiros para pelos encravados do umComo.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para os olhos inchados
Passos a seguir:
1

Óleo de melaleuca

Um dos melhores remédios caseiros para pelos encravados é o óleo de melaleuca. Ele possui ação antibacteriana, anti-séptica e anti-inflamatória, ajudando a sarar a pele e a prevenir infecções.

Para usar este remédio, dilua 5 gotas do óleo em duas colheres de sopa de água destilada. Depois de limpar a pele com um sabonete antibacteriano, aplique a mistura na zona afetada e deixe atuar por 10 minutos. Enxágue com água morna e repita o processo duas vezes por dia enquanto o problema persistir.

Nota: A água destilada pode ser substituída por uma colher de sopa de óleo de oliva.

Remédios caseiros para pelos encravados - Passo 1
2

Sal

O sal é um poderoso esfoliante que promove a circulação sanguínea, reduz o inchaço e aumenta a velocidade de cicatrização.

Misture uma colher e meia de sal em um copo com água morna. Umedeça uma bola de algodão com a solução e friccione a pele afetada delicadamente. Espere alguns minutos e enxágue com água, repetindo o processo duas vezes ao dia até o problema acabar. Se a sua pele ficar irritada com a solução, prefira uma das outras opções deste artigo.

3

Aspirina

A aspirina é um aliado para combater a vermelhidão, o inchaço e a inflamação da pele. O ácido salicílico presente na sua composição remove a pele morta, ajudando a soltar o pelinho encravado.

Coloque dois comprimidos de aspirina em uma colher (de chá) de água morna até formar uma pasta. Adicione uma colher de chá de mel e aplique na região. Deixe agir por 10 minutos, lavando com água morna após o período de pausa. De seguida, passe a solução delicadamente na pele seca e repita duas vezes por semana.

Nota: Este método não é recomendado para pessoas com pele sensível.

Remédios caseiros para pelos encravados - Passo 3
4

Aloé Vera

Aloé Vera é um remédio caseiro eficaz no combate aos pelos encravados, sendo benéfico para qualquer problema de pele. A planta proporciona alívio instantâneo da inflamação, deixando a pele hidratada e acelerando a cicatrização.

Para beneficiar deste remédio, extraia o gel do interior de uma folha de Aloé Vera e esfregue sobre a pele irritada. Deixe secar e atuar por meia hora, enxaguando com água morna depois. Repita o procedimento duas ou três vezes por dia até melhorar.

5

Chá preto

O chá preto também pode ser útil para quem quer acabar com os pelos encravados. A substância contem ácido tânico, um elemento que acalma a pele enquanto diminui a vermelhidão e a inflamação.

Coloque um saco de chá preto em água morna e esfregue a área afetada com a mistura durante alguns minutos. Repita duas ou três vezes por dia enquanto o problema continuar.

Remédios caseiros para pelos encravados - Passo 5
6

Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã sidra possui ação anti-inflamatória, ajudando a aliviar e acalmar a pele. Ele também diminui as chances de ganhar infecção pois contem elementos que destroem bactérias da pele.

Umedeça uma bola de algodão em vinagre de maçã sidra e aplique sobre a região dos pelos encravados. Deixe que a pele absorva o líquido e, de seguida, lave a zona com água morna. Pode repetir este processo duas vezes por dia.

7

Mel

O mel contem propriedades antibacterianas que impedem a infecção. Também contribui para a hidratação da pele, reduzindo o inchaço e a inflamação.

Passe um pouco de mel diretamente sobre os pelos encravados e deixe secar por alguns segundos. De seguida, lave a zona com água fria. Repita este método três ou quatro vezes por dia até os resultados serem satisfatórios.

Remédios caseiros para pelos encravados - Passo 7
8

Pepino

O pepino é um dos melhores remédios para pelos encravados pois possui propriedades anti-inflamatórias e hidratantes. Também contem vitamina C, que ajuda a aliviar a coceira e a dor.

Para beneficiar da ação do pepino, coloque algumas fatias na geladeira por meia hora e depois esfregue suavemente na região afetada. Repita o processo várias vezes por dia enquanto o problema persistir.

9

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma substância que acalma a pele através das suas propriedades anti-inflamatórias. Quando usado como esfoliante, o bicarbonato pode aliviar a coceira e reduzir a vermelhidão da pele.

Misture uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio com uma xícara de água e mergulhe uma bola de algodão no líquido. Passe o algodão sobre a pele afetada, deixando agir por 5 minutos antes de lavar com água fria.

Remédios caseiros para pelos encravados - Passo 9
10

Açúcar

O açúcar funciona como um excelente esfoliante para pelos encravados, removendo células mortas que provocam o problema e deixando a pele suave.

Misture uma xícara de açúcar com meia xícara de azeite extravirgem ou óleo de jojoba. Junte dez gotas de chá de árvore ou de óleo essencial de lavanda e misture tudo. Passe a mistura na pele, esfoliando a região com movimentos circulares por alguns minutos. De seguida, lave a pele com água morna e repita o procedimento uma ou duas vezes por semana.

11

Pomada para espinhas

Depois de esfoliar, você pode usar pomada para espinhas como remédio para os pelos encravados. Aplique a pomada para tratar a zona afetada, desinchando a pele e abrindo espaço para o pelo sair.

Remédios caseiros para pelos encravados - Passo 11
12

Compressa de água quente

Outra solução para os pelos encravados inclui o uso de uma compressa de água quente. Umedeça uma toalha com água morna e pressione sobre a zona afetada para amolecer a pele, abrir os poros e facilitar a saída do pelo.

13

Recomendações

Agora que já conhece os remédios caseiros para pelos encravados, é importante saber como preveni-los. Confira os conselhos e acabe com o problema de vez:

  • Evite usar roupas demasiado apertadas ou de tecidos sintéticos em zonas susceptíveis a ganhar pelos encravados, como as virilhas e as axilas.
  • Prefira raspar os pelos enquanto eles estão molhados para lubrificar os pelos. Acesse esse artigo e veja como depilar as pernas com lâmina de forma eficaz.
  • Evite usar a pinça pois pode irritar e inflamar a pele.
  • Antes de depilar os pelos, faça sempre uma esfoliação. Acesse esse artigo para saber como esfoliar o corpo.
Remédios caseiros para pelos encravados - Passo 13

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para pelos encravados, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para pelos encravados

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para pelos encravados
1 de 8
Remédios caseiros para pelos encravados

Voltar ao topo da página