Partilhar

Como curar um herpes labial

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar um herpes labial
Imagem: bellezapura.com

O herpes labial é uma condição incômoda que não nos causa apenas dor e coceira, mas também nos costuma gerar vergonha. O vírus do herpes simples é o desencadeador do herpes labial, que costuma aparecer em situações de estresse importantes, devido às mudanças climáticas ou ao excesso de sol. Durantes estes surtos é importante reforçar as medidas de higiene para evitar contagiar outras pessoas, do mesmo modo torna-se essencial tratar com cuidado a lesão para que não piore. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que descubra como curar o herpes labial.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Por que aparece o herpes labial
Passos a seguir:
1

Embora o herpes labial possa desaparecer sem tratamento entre 7 e 14 dias, a maior parte das pessoas preferem tomar medidas para o curar e eliminar assim a sua presença o mais rápido possível. Por isso, uma boa alternativa é aplicar um creme antiviral especial para tratar o herpes labial, estes produtos diminuem a dor e facilitam o desaparecimento rápido dos sintomas. Estão à venda em farmácias sem a necessidade de receita, pelo que pode perguntar ao seu farmaceuta qual é que lhe recomenda.

Como curar um herpes labial - Passo 1
2

Uma excelente forma de curar o herpes labial e melhorar a sua aparência é aplicando um creme de vitamina E. Este nutriente cheio de benefícios, favorece a recuperação da zona hidratando-a em profundidade, o que reduz os sintomas como o ardor e a coceira.

Se não encontrar um creme de vitamina E, o bálsamo labial fortificado com este nutriente é uma excelente opção. Lembre-se que, só o deve usar quando tiver herpes, e que além disso é conveniente que não o compartilhe com mais ninguém para evitar contágios.

Como curar um herpes labial - Passo 2
3

Aplique um pouco de gelo na zona afetada durante alguns minutos várias vezes ao dia. O frio irá ajudá-lo a reduzir a inflamação, o ardor e o desconforto, aliviando de forma importante os sintomas.

Como curar um herpes labial - Passo 3
4

Durante o processo de cura o herpes labial deve secar-se, algo que se consegue aplicando um creme especial para tratar o vírus. No entanto, outro produto de uso cotidiano também poderá ajudá-lo: a pasta de dentes. Aplique um pouco na zona afetada três vezes ao dia e verá como o seu herpes labial se cura e seca mais rapidamente.

Como curar um herpes labial - Passo 4
5

Além disso, enquanto tiver herpes labial é importante ter em conta algumas medidas para evitar contagiar outras pessoas ou propagar o vírus a outras zonas. Por isso recomendamos-lhe que:

  • Tenha cuidado ao mexer no herpes labial. Lave muito bem as suas mãos depois de tocar nele e livre-se de todas as gazes e algodão que usar para o tratar.
  • Se tocar no seu herpes, certifique-se de não tocar logo em outras mucosas como o nariz ou os olhos, pois corre o risco do vírus também se alojar nestas zonas.
  • Não compartilhe objetos como talheres, copos ou toalhas, deste modo evitará contagiar outra pessoa.
6

Se o seu herpes não melhorar em um período de 15 dias, o mais recomendável é visitar um médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar um herpes labial, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Evite compartilhar toalhas, talheres, copos e maquiagem. Isto ajudará a evitar a propagação do vírus para outras pessoas em sua casa.
  • Não participe em atividades sexuais, incluindo beijos, enquanto o herpes labial aberto estiver presente.

Escrever comentário sobre Como curar um herpes labial

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
lucio JUNIOR
QUERO RECEBER INFORMQÇÕES
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucio! Pode encontrar mais informações sobre o herpes labial aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=herpes+labial Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como curar um herpes labial
Imagem: bellezapura.com
1 de 5
Como curar um herpes labial

Voltar ao topo da página