Partilhar
Partilhar em:

Como fazer dieta da NASA

Como fazer dieta da NASA

A dieta Pronokal, também conhecida como dieta da NASA Pronokal, é um regime de emagrecimento que ficou famoso no Brasil depois do cantor Luciano ter secado 37 kg com a dieta. Consiste na substituição das refeições habituais por sachês que se transformam em shakes, sucos e sopas e outros alimentos como omeletes, pães, panquecas, bolos e nuggets. O apelido de dieta da NASA deve-se ao facto de, na primeira fase, a comida em sachês se transformar em refeições, como no espaço. A dieta é ideal para quem deseja perder muito peso, mas algumas pessoas com quilinhos insistentes também estão testando o método. Se você gostaria de saber tudo sobre a dieta Pronokal - como funciona, quem pode fazer e quais as vantagens e desvantagens que apresenta - continue lendo esse artigo do umCOMO: Como fazer dieta da NASA.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta da sopa

Quem pode fazer

A dieta da NASA é um regime restritivo que não deve ser adotado por qualquer pessoa. É particularmente indicado para:

  • Pessoas que sofrem de obesidade (com Índice de Massa Corporal acima dos 30 kg)
  • Pessoas com excesso de peso (com Índice de Massa Corporal entre os 25 e os 30 kg)
  • Pessoas que sofrem de hipertensão e colesterol alto
  • Pessoas com diabetes do tipo 2
  • Pessoas com gordura no fígado
  • Mulheres com ovários policísticos associados a ganho de peso

Dica: Descubra como calcular o Índice de Massa Corporal com esse artigo!

Como funciona

Como acontece no caso da dieta Dukan, a dieta da NASA Pronokal é composta por fases. O objetivo é perder 80 % do total do peso desejado na primeira e na segunda etapa e os restantes 20% na etapa 3. Confira quais são as etapas da dieta da NASA e as respetivas fases:

Etapa 1: Ativa

Fase 1 - Na fase 1, é recomendado que a pessoa consuma entre 4 e 6 refeições por dia. As refeições incluem apenas sachês de diferentes sabores, e 100 gramas de legumes (50 no almoço + 50 no jantar). Apenas são permitidos temperos desidratados. Nesta fase, o corpo sofre uma ressaca dos carboidratos, o que pode provocar mau humor. O corpo passa por um processo de habituação chamado de cetose.

Fase 2a e 2b - Na segunda fase, os sachês de jantar e almoço são substituídos por 2 ovos ou carnes magras e as quantidades de legumes são mantidas.

Etapa 2: Adaptação

Fase 3 - Na fase 3, o sachê do café da manhã é substituído por 1 iogurte desnatado + 1 fatia de pão integral + 1 peça de fruta + chá ou café. Nessa fase (que dura apenas 3 dias), é normal inchar um pouco uma vez que você volta a consumir carboidrato.

Fase 4 - Na fase 4, todas as frutas voltam a ser permitidas na dieta (exceto o abacate, que é hipercalórico) no lanche, que é acompanhado de um sachê de proteína e no café da manhã.

Fase 5, 6 e 7 - Nas seguintes fases, você pode voltar a ingerir os alimentos proibidos gradualmente. Comece por uma fatia de pão integral no almoço e no jantar e reintroduza feijões e cereais três vezes por semana. Na fase 7, voltam os alimentos mais gordurosos (mas saudáveis), como o salmão.

Etapa 3: Manutenção

Fase 8 - Na fase 8, você poderá comer de tudo se respeitar as quantidades e momentos para cada alimento. A Pronokal providencia apoio nutricional nessa fase, que dura 2 anos.

Atenção: Estes valores podem variar de caso para caso, por isso siga sempre as recomendações do seu médico Pronokal.

Contraindicações

A dieta da NASA Pronokal não é indicada para:

  • Pessoas com menos de 16 anos
  • Mulheres grávidas ou lactantes
  • Pessoas com distúrbios psiquiátricos (como bipolaridade ou esquizofrenia)
  • Pessoas com problemas de drogas ou alcoolismo
  • Pessoas com instabilidade emocional
  • Pessoas com bulimia
  • Pessoas com diabetes do tipo 1
  • Pessoas com insuficiência hepática e renal
  • Pessoas com câncer
  • Pessoas com doenças cardíacas

Prós e contras

Uma das principais desvantagens da dieta Pronokal é o seu preço elevado que não é acessível para todo o mundo. A dieta custa cerca de 2 mil reais, o que inclui apenas o primeiro lote de vitaminas e sachês, sendo as consultas médicas pagas em separado.

O fato de ser um regime super restritivo também é uma desvantagem, uma vez que não inclui dias de pausa. Também pode ser pouco prático ter sempre um fogão ou microondas por perto durante a primeira fase para preparar as refeições de sachê. Quem adotou a dieta da NASA afirma que o sabor das refeições também é, no geral, pouco agradável.

A perda de peso ultra rápida pode desregular a menstruação e cortar o efeito da pílula contraceptiva, uma vez que mexe com os hormônios do sistema reprodutivo.

Contudo, a dieta da NASA Pronokal pode ser muito vantajosa, especialmente para quem quer perder muito peso, uma vez que a perda de peso é muito rápida (com 7 a 10 kg perdidos em cada mês) sem consequências a nível hepático ou renal, como acontece com outros produtos de emagrecimento, e com o bônus de contribuir para a melhoria da saúde dos cabelos e das unhas.

Além disso, a dieta Pronokal garante um acompanhamento médico durante todo o procedimento, sendo altamente recomendada para casos de obesidade.

Como fazer a dieta da NASA Pronokal

Se você está interessado no programa, consulte o portal oficial da Pronokal e entre em contacto com um médico cadastrado através do site. O passo seguinte é agendar uma consulta e fazer alguns exames solicitados para entregar ao médico. O especialista indicará a quantidade de sachês diários e ajudar no processo de compra.

Boa sorte!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer dieta da NASA, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Comentários (2)

Escrever comentário sobre Como fazer dieta da NASA

2 comentários
Irene Ap. Rocha
eu preciso emagrecer mais o menos 20 k quero saber como fazer para com pra
Nídia do Carmo
Oi Irene! Se você está interessado no programa, consulte o portal oficial da Pronokal e entre em contacto com um médico cadastrado através do site. O passo seguinte é agendar uma consulta e fazer alguns exames solicitados para entregar ao médico. O especialista indicará a quantidade de sachês diários e ajudar no processo de compra.
claci dalmedico
Quero fazer a dieta, mas aqui na minha cidade e na região não encontro o produto a venda, estou acima de 30 c obesidade, exames médicos normais. Como posso receber orientações e comprar os produtos.
Editor umComo.com.br
Oi Claci! Se você está interessado no programa, consulte o portal oficial da Pronokal e entre em contacto com um médico cadastrado através do site. O passo seguinte é agendar uma consulta e fazer alguns exames solicitados para entregar ao médico. O especialista indicará a quantidade de sachês diários e ajudar no processo de compra.

Como fazer dieta da NASA
1 de 2
Como fazer dieta da NASA