Partilhar

Como fazer um iluminador caseiro

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um iluminador caseiro

O iluminador passou a ser um dos produtos estrela da maquiagem, tanto para maquiadores profissionais como para mulheres que gostam de melhorar a sua imagem em casa e se sentir mais atraentes. Agora, o que está na moda é um look sem excessos e uma maquiagem "efeito cara lavada" que realça a beleza natural do rosto. Para conseguir esta tendência, o iluminador é essencial, pois proporciona à pele a luz que precisa para ficar radiante, sem camadas grossas de base ou outros produtos de maquiagem. Além dos que pode adquirir nas lojas, também pode fazer um iluminador caseiro seguindo alguns passos simples. Permaneça atenta e descubra o passo a passo completo neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer um enxaguante bucal caseiro

Receita 1 de iluminador caseiro

O iluminador é um cosmético que se complementa perfeitamente com a base de maquiagem, pois aplica-se depois dela para conseguir uma pele com um aspecto bem mais luminoso e radiante. Há diferentes receitas disponíveis para elaborar o seu próprio iluminador em casa e a primeira que mostramos para você pode ser feita apenas com uma base e sombras de olhos que tiver em seu necessaire habitual; preste atenção às seguintes indicações para saber como devem ser os produtos e quais são os passos a seguir.

Ingredientes e materiais:

  • Base de maquiagem bege-claro: no caso da sua base ser bastante escura, é importante que escolha uma que seja uns 2 tons mais claros.
  • Sombra de olhos prateada ou branca.
  • Palito de madeira ou espátula pequena.
  • Pote com tampa.

Preparação:

  1. No pote que for utilizar para guardar o iluminador, adicione uma pequena quantidade de base de maquiagem. Pode ser suficiente 1 ou 2 colheres de chá, mas pode acrescentar mais em função da quantidade de iluminador que quiser obter.
  2. Com um palito de madeira, raspe a sombra de olhos que for utilizar para dar o toque de luz ao iluminador, até convertê-la em pó fino, e adicione um pouco no pote junto com a base. Lembre-se que se escolher uma sombra prateada, o iluminador final será mais intenso do que se escolher uma cor branca.
  3. Mexa os dois ingredientes com a ajuda do palito ou da espátula.
  4. Comprove o tom do iluminador obtido e adicione um pouco mais de sombra ou de base se considerar necessário.
  5. Quando estiver pronto, espalhe uma pequena quantidade do produto no dorso da mão para ver o tom e o resultado final.
Como fazer um iluminador caseiro - Receita 1 de iluminador caseiro

Receita 2 de iluminador caseiro

Ao contrário da receita anterior, a seguinte é preparada com um creme hidratante facial, por isso o iluminador terá um efeito nutritivo ótimo para a pele do rosto. Para não correr riscos desnecessários, o melhor é utilizar o seu creme hidratante habitual, pois já sabe que se adapta perfeitamente às necessidades da sua pele e proporcionará um acabamento perfeito. O processo de preparação deste iluminador caseiro é muito idêntico ao anterior.

Ingredientes e materiais:

  • Creme hidratante facial.
  • Sombra de olhos clara ou com um pouco de brilho: podem usar beges, brancas ou prateadas.
  • Palito de madeira ou espátula pequena.
  • Pote com tampa.

Preparação:

  1. Coloque um pouco de creme hidratante facial no pote.
  2. Adicione a sombra de olhos escolhida transformada em pó fino. Para isso, só tem que ralar a superfície da sombra com a ajuda de um palito de madeira.
  3. Mexa os dois ingredientes até que se integrem por completo e obtenha o iluminador.
  4. Comprove o tom do iluminador aplicando uma pequena quantidade do mesmo no dorso da sua mão e modifique as quantidades se necessário.
Como fazer um iluminador caseiro - Receita 2 de iluminador caseiro

Como aplicar o iluminador

Agora que o seu iluminador já está pronto, já poderá usá-lo sempre que quiser dar mais frescura e luz à sua pele. O nosso conselho é que o aplique quando notar que seu rosto parece cansado e com sinais de fadiga, se não tiver conseguido dormir as horas suficientes ou precisar dar à pele um pouco de luminosidade para não parecer tão opaca o iluminador é ideal.

Como referimos anteriormente, é um cosmético que deve ser aplicado após uniformizar o tom da pele com a base de maquiagem. Além disso é fundamental aplicá-lo em pontos estratégicos para que esses toques de luz apareçam na pele e ela fique radiante. Desta forma, terá que passar o iluminador na:

  • Zona dos olhos: parte exterior do lacrimal (entre o lacrimal e o osso nasal), embaixo e em cima do arco da sobrancelha e sob os cílios inferiores caso queira disfarçar as olheiras ou bolsas sob os olhos.
  • Outras zonas do rosto: parte alta do pômulo, laterais inferiores do nariz, sobre o osso nasal, centro da testa e centro do queixo.

Coloque uma pequena quantidade de iluminador nessas zonas e esfume com um pincel dando toques até ver que se mistura com a base da maquiagem aplicada anteriormente. Para um efeito bem mais duradouro, aplique depois uma leve camada de pó translúcido pelo rosto todo.

Para saber com mais detalhes como aplicar um iluminador consulte o nosso artigo.

Como fazer um iluminador caseiro - Como aplicar o iluminador

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um iluminador caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer um iluminador caseiro

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um iluminador caseiro
1 de 4
Como fazer um iluminador caseiro

Voltar ao topo da página