Partilhar

Como hidratar as pontas do cabelo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como hidratar as pontas do cabelo

Sofre com pontas abertas? Isso pode ser porque tem o cabelo ressecado, danificado ou que faz tempo que não o corta e isso se nota na qualidade do cabelo que está ressecado e sem brilho. Por isso, é necessário hidratá-lo em profundidade e poder restaurar, assim, a aparência do cabelo e cuidar dele desde dentro. Neste artigo de umComo vamos contar como hidratar as pontas do cabelo com alguns ingredientes naturais que pode encontrar em casa e que conseguirão revigorar a saúde do cabelo de um modo eficaz e muito rápido. Continue lendo e saiba quais são!

Também lhe pode interessar: Como disfarçar as pontas do cabelo queimadas
Passos a seguir:
1

Existem muitos fatores que podem fazer com que o cabelo e as pontas se ressequem e pareçam sem brilho e vitalidade. Entre as causas mais comuns desta situação do cabelo encontram-se as seguintes:

  • Uso de tintura para o cabelo.
  • Exposição do cabelo ao sol.
  • Muito tempo sem cortar as pontas.
  • Uso inadequado de xampus e produtos de estética capilar.
  • Má alimentação.

Seja qual for a causa, o que temos que fazer imediatamente é reparar as pontas e, para isso, podemos optar pela solução fácil (cortar) ou podemos fazer alguns tratamentos de hidratação que conseguirão restaurar a saúde do cabelo. A seguir daremos a você os melhores remédios para hidratar as pontas do cabelo para que possa devolver o brilho sem necessidade de cortar.

Como hidratar as pontas do cabelo - Passo 1
2

O abacate é um bom remédio para tratar as pontas ressecadas já que se trata de uma fruta com um elevado conteúdo em gorduras que conseguem uma boa hidratação capilar. Além disso, também é rico em vitamina E e proteínas, por isso consegue oferecer estes nutrientes ao nosso couro cabeludo e conseguir, assim, uma melhor aparência. Para fazer esta máscara vamos precisar de:

  • 1 abacate maduro.
  • 1 colher de chá de gérmen de trigo.
  • 1 colher de chá de óleo de jojoba.

Para começar temos que descascar o abacate e pôr em um recipiente. Depois adicionamos o gérmen de trigo e o óleo e mexemos todos os ingredientes para criar uma pasta homogênea. Com o cabelo úmido temos que aplicar este remédio na zona das pontas massageando ligeiramente para facilitar a sua penetração; deixe atuar durante 15 minutos e depois enxágue o cabelo. Repita este tratamento 1 vez por semana e verá como a sua aparência melhora.

Se quer fazer uma máscara para todo o cabelo, em umComo damos a você outra máscara de abacate para o cabelo com a qual conseguirá hidratá-lo de forma profunda.

Como hidratar as pontas do cabelo - Passo 2
3

Também há um tratamento muito simples e eficiente que consegue hidratar as pontas do cabelo de forma natural. Trata-se de aplicar um pouco de azeite de oliva nas pontas todas as noites antes de ir dormir, deixar atuar e enxaguar o cabelo na manhã seguinte. Trata-se de um tratamento muito simples e perfeito para conseguir que o seu cabelo fique mais saudável; isto ocorre porque o azeite de oliva contém gorduras essenciais que contribuem com uma grande hidratação interna.

Repita este procedimento diariamente durante 1 mês e verá os resultados. Depois só terá que fazer 2 vezes na semana para continuar exibindo pontas perfeitas e sem que estejam ressecadas.

Como hidratar as pontas do cabelo - Passo 3
4

Outro produto perfeito para conseguir uma hidratação de nosso cabelo é o mamão. Esta fruta está repleta de vitaminas e antioxidantes, por isso se trata de uma grande aliada para os nossos tratamentos cosméticos. Para fazer este tratamento vamos precisar de:

  • Meio mamão.
  • Meia xícara de iogurte natural.

Para preparar esta máscara terá que tirar a casca e as sementes da fruta e misturar com o iogurte. Mexa bem para integrar ambos ingredientes e aplique no cabelo úmido; depois deixe atuar durante 30 minutos e enxágue como faz habitualmente. Repita este procedimento 1 vez por semana e conseguirá melhorar a aparência do seu cabelo.

Como hidratar as pontas do cabelo - Passo 4
5

A cerveja é também um ingrediente muito popular por seus grandes nutrientes que conseguem restaurar e vitalizar a saúde do cabelo. De fato, há muitos produtos cosméticos que contêm levedura de cerveja e que estão pensados tanto para clarear o tom como para nutrir desde dentro. A seguir, vamos dar uma receita para que aprenda a elaborar uma máscara capilar que ajudará a restaurar as pontas.

Terá que usar uma cerveja loira e esvaziá-la em um recipiente com difusor, desta forma poderemos pulverizar sobre o cabelo. Quando estiver úmido, aplique um pouco de cerveja na zona das pontas até que esteja suficientemente impregnado; deixe atuar durante meia hora e depois enxágue com bastante água. Repita este tratamento 2 vezes por semana e aos poucos verá como melhora.

Como hidratar as pontas do cabelo - Passo 5
6

A manteiga é também outro ingrediente muito recomendável para conseguir um cabelo mais hidratado e com mais brilho. Devido aos seus nutrientes, óleos graxos e vitaminas, este produto funciona perfeitamente em nossos tratamentos cosméticos, por isso, damos a vocês uma receita com a qual conseguirá recuperar o seu cabelo. Você vai precisar de:

  • Manteiga sem sal.
  • 1/2 copo de vinagre.
  • Suco de meio limão.
  • 1/2 litro de água morna.

Para fazer este remédio a primeira coisa que temos que fazer é aplicar a manteiga na zona das pontas e deixar que atue durante 20 minutos; enquanto isso misture em um recipiente o resto dos ingredientes (vinagre, limão e água). Quando tiverem passado esses minutos terá que enxaguar a manteiga com este preparado e repetir o processo 1 vez por semana.

Como hidratar as pontas do cabelo - Passo 6
7

Agora já sabe alguns truques para conseguir hidratar as pontas do cabelo com ingredientes naturais; no entanto, é importante que saiba como evitar a secura capilar para conseguir não voltar a estragá-lo. A seguir, damos a você alguns conselhos básicos que conseguirão manter a saúde do seu cabelo para que esteja sempre hidratado:

  • Tente que os xampus que usa diariamente sejam sempre com um pH baixo para assim evitar a secura das pontas.
  • Opte por xampus que não tenham fragrâncias muito fortes porque estragam o cabelo.
  • Após cada banho tente não escorrer o cabelo para tirar a água: tente sacudi-lo e enrolá-lo em uma toalha, assim evitará que se estrague e/ou se quebre.
  • Controle o uso de secadores ou chapinhas e, se for usar, tente antes proteger o seu cabelo com um protetor térmico.
  • Use condicionador diariamente para conseguir que o seu cabelo esteja diariamente hidratado. Se tem o couro cabeludo oleoso, o mais adequado é aplicar o condicionador apenas nas pontas.
  • Escove seu cabelo duas vezes ao dia começando de baixo para cima sem dar puxões para tirar os nós. Além disso, nunca deverá se pentear com o cabelo molhado, espere sempre que seque porque é quando está mais forte.
  • Hidrate também por dentro: é importante que beba entre 1,5 a 2 litros de água diários para conseguir que seu cabelo esteja hidratado de maneira interna.

Neste artigo de umComo damos a você mais conselhos sobre como evitar as pontas abertas e melhorar a saúde capilar.

Como hidratar as pontas do cabelo - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como hidratar as pontas do cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como hidratar as pontas do cabelo

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
deisinha
Não sabia que poderia hidratar o cabelo com cerveja.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
É isso é algo um pouco desconhecido entre as pessoas, mas a verdade é que ajuda a hidratar os fios :)
maria silva ferreira
como cuidar do cabelo com progressiva
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, neste nosso outro artigo encontrará as dicas para cuidar do cabelo com progressiva: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-dos-cabelos-com-luzes-e-progressiva-10783.html Obrigada pela visita ao nosso site ;)

Como hidratar as pontas do cabelo
1 de 8
Como hidratar as pontas do cabelo

Voltar ao topo da página