Partilhar

Como limpar a pele oleosa

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar a pele oleosa

Para muitas pessoas ter a pele oleosa pode ser um problema cotidiano, pois a pele é mais propensa ao acúmulo de sebo e, portanto, aos brilhos e ao aparecimento de acne. No entanto, dando-lhe os cuidados adequados esta condição pode ser perfeitamente controlada, o que nos permite desfrutar de um dos melhores benefícios deste tipo de pele: envelhecem mais lentamente por terem uma maior elasticidade que é capaz de manter por mais tempo, por isso é provável que demore mais para apresentar rugas e linhas de expressão. Enquanto isto ocorre, aprender a cuidar dela é fundamental, por isso em umComo.com.br explicamos como limpar a pele oleosa eficazmente.

Também lhe pode interessar: Como hidratar a pele oleosa
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para limpar a pele oleosa e aprender a cuidar adequadamente deste tipo de pele é, precisamente, entender que tem uma maior propensão a acumular sebo em sua derme, por isso deve evitar todos aqueles produtos de textura gordurosa ou oleosa, já que não farão outra coisa que acentuar essa condição.

Cada produto que você aplicar sobre a sua pele deve ser indicado para peles oleosas e completamente livre de óleo, ou oil free, como costuma estar indicado nos rótulos. Isto é crucial para ter um rosto perfeito o dia todo.

2

Como acontece com qualquer outro tipo de rosto, a pele oleosa deve ser higienizada duas vezes ao dia: de manhã, ao acordar, e ao final do dia para remover a maquiagem, a sujeira e impurezas acumuladas em seu rosto durante o dia. De fato, ainda que você não tenha usado maquiagem, seguir esta rotina é fundamental, pois os seus poros estarão igualmente sujos pelo suor e as impurezas do ambiente.

Como limpar a pele oleosa - Passo 2
3

Os produtos básicos de que você precisa para limpar a pele oleosa são:

  • Loção ou sabonete limpador de preferência em gel ou líquido, indicado para peles oleosas.
  • Tônico facial adstringente adequado para a sua pele.
  • Creme hidratante de dia e de noite especial para peles oleosas, feito à base de água.

Você deverá lavar sempre o seu rosto com água de preferência fria ou morna, nunca com água quente, pois dilata os poros e estimula a produção de gordura. Aplique a loção de limpeza, esfregue suavemente com movimentos circulares especialmente aquelas áreas onde mais se acumula o sebo, depois retire com água certificando-se de que a pele fica totalmente livre do produto. Depois aplique o tônico com a ajuda de um algodão, passando pelo seu rosto com suaves batidinhas que ajudarão a estimular a circulação ao mesmo tempo em que eliminam os resíduos do produto de limpeza.

Por último, aplique o creme hidratante de dia ou de noite, de acordo com o caso, para garantir que a sua pele se encontra adequadamente hidratada e em perfeito estado. Lembre-se que neste aspecto deve escolher um produto à base de água que não estimule a produção de gordura.

Como limpar a pele oleosa - Passo 3
4

É importante ter claro que quando se pretende limpar a pele oleosa não se deve abusar das loções, géis ou sabonetes. Se a limpeza for excessiva o que você vai conseguir é maltratar a pele e se arriscar que ela produza ainda mais gordura.

Recomenda-se limpar duas ou, no máximo, três vezes ao dia, usando sempre os produtos indicados e não se esquecendo de utilizar o tônico adstringente, um grande aliado que ajuda a controlar a produção de gordura em nossa pele de forma eficaz.

Como limpar a pele oleosa - Passo 4
5

Mas, para ter uma pele bonita e perfeita não bastam apenas as limpezas diárias, é fundamental esfoliar o nosso rosto uma vez por semana para eliminar o acúmulo de células mortas e ajudar os nossos poros a fecharem. Em nosso artigo como esfoliar o rosto indicamos, passo a passo, o modo adequado de fazê-lo.

Esta prática fará a diferença, proporcionando-lhe uma pele perfeita dia após dia.

Como limpar a pele oleosa - Passo 5
6

E se você procura um truque para eliminar ou controlar a pele oleosa quando está fora de casa, então em sua bolsa nunca podem faltar os lenços absorventes especiais para peles oleosas. Feitos normalmente com papel de arroz, eles ajudam a eliminar o excesso de sebo na pele absorvendo-o sem retirar a maquiagem, permitindo a você exibir uma pele mate e perfeita, ideal para estar o dia todo fora sem problemas. Você pode encontrá-los nas lojas de maquiagem e cosméticos ou em muitas perfumarias.

Mas em umComo.com.br temos muitos mais conselhos para cuidar ao máximo deste tipo de pele no dia a dia, por isso convidamos você a ler alguns artigos que, com certeza, ajudarão você:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a pele oleosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como limpar a pele oleosa

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar a pele oleosa
1 de 5
Como limpar a pele oleosa

Voltar ao topo da página