Partilhar

Como prevenir as bolsas nos olhos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como prevenir as bolsas nos olhos

Os olhos são das primeiras zonas no nosso rosto a refletir a passagem dos anos, por isso torna-se importante cuidar deles para atrasar o envelhecimento do rosto de forma eficaz. E se há um fator que se torna importante prevenir são as bolsas nos olhos, que envelhecem em grande parte o olhar, sendo antiestéticas e criando uma aparência de rosto cansado.

Muitas mulheres sofrem com a sua presença, inclusive em uma idade jovem, isto devido principalmente a fatores hereditários. Ainda que existam alternativas cirúrgicas para corrigir este problema, entender suas causas e colocar em prática algumas medidas para evitá-las é sem dúvida a melhor forma de atrasar seu aparecimento. Por isso, neste artigo de umComo explicamos para você como prevenir as bolsas nos olhos e garantir um olhar fresco por mais tempo.

Também lhe pode interessar: Como aplicar contorno de olhos corretamente
Passos a seguir:
1

Antes de abordar as dicas para prevenir as bolsas nos olhos, torna-se importante entender por que elas se formam. As causas das bolsas nos olhos são diversas, mas estão relacionadas principalmente com o processo de envelhecimento.

A partir dos 30 anos a nossa pele reduz a produção de elastina e colágeno, essenciais para a firmeza e elasticidade da pele, dando lugar assim às primeiras rugas e linhas de expressão. A pele começa a tornar-se mais flácida e uma das primeiras zonas que evidencia estas mudanças é o contorno dos olhos, os ligamentos que se encontram embaixo dos mesmos e que seguram o tecido gorduroso na zona do contorno dos olhos se debilitam, permitindo que o tecido caia e as bolsas se tornem presentes.

No entanto, isto não acontece com todo o mundo na mesma medida, e há mulheres com bolsas bem mais pronunciadas que outras. Isto deve-se a que neste processo interferem outros fatores como:

  • A herança, existem pessoas mais propensas à formação de bolsas que outras.
  • Um sistema circulatório lento ou apresentar tendência à retenção de líquido são duas das causas das bolsas nos olhos mais comuns. Apresentam-se ao acordar, e são a razão pela qual muitas mulheres acordam com os olhos inchados.
  • Não descansar adequadamente é também uma razão comum pela qual este problema se acentua. É importante dar ao corpo o descanso que precisa com um sono reparador.
  • As pessoas que fumam e consomem bebidas com cafeína em excesso, têm maior tendência a apresentar esta condição.
  • Do mesmo modo, outros problemas respiratórios como a sinusite, a rinite ou as alergias podem fomentar a presença de bolsas, dificultando o adequado descanso e fazendo com que as mesmas se notem bem mais.
Como prevenir as bolsas nos olhos - Passo 1
2

Para prevenir as bolsas nos olhos é fundamental seguir uma dieta na qual controlemos muito o consumo de sal, de condimentos, petiscos, sopas de saquinho e comidas preparadas, que contam com uma grande quantidade de sódio que aumenta a retenção de líquidos. Recomenda-se evitar também os refrigerantes, as bebidas com cafeína, as farinhas brancas ou refinadas e o açúcar, pois estes ingredientes aumentam também a propensão do nosso corpo a armazenar líquido.

Além disso, é importante ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, consumir alimentos diuréticos e ricos em antioxidantes como as frutas e os vegetais, e reduzir a quantidade de sal nas comidas. Estas medidas beneficiarão nosso corpo, ajudando a sentir-nos menos inchadas e reduzindo a possibilidade de apresentar bolsas nos olhos precoces.

Como prevenir as bolsas nos olhos - Passo 2
3

Os problemas circulatórios podem se converter também em uma condição que afeta a nossa pele, favorecendo a presença de varizes e o desenvolvimento de bolsas. Por isso, uma boa forma de prevenir as bolsas nos olhos é realizando exercício físico de forma frequente, o que favorecerá a circulação sanguínea, a saúde cardíaca e também a aparência da pele, combatendo, ainda, a retenção de líquidos.

Como prevenir as bolsas nos olhos - Passo 3
4

Se não quer bolsas que façam você parecer ter um olhar cansado, então dedique o tempo adequado ao seu descanso. Dormir as horas que nosso corpo precisa é fundamental para contar com um olhar fresco e desperto, mas também convém fazê-lo com a cabeça ligeiramente elevada, deste modo impedimos que o líquido se acumule embaixo dos olhos, fazendo com que acordemos com eles inflamados e com uma aparência cansada.

Este simples truque fará a diferença e poderá notar seus efeitos de seguida.

Como prevenir as bolsas nos olhos - Passo 4
5

Quando se trata de evitar as rugas no contorno dos olhos e prevenir as bolsas nos olhos, os cremes hidratantes e anti-idade para esta zona são fundamentais. Não são importantes apenas porque contribuem com umectação a esta delicada zona, oferecendo também substâncias antienvelhecimento, como o retinol ou o ácido hialurônico, mas também, um bom creme é ideal para fazer uma massagem na zona que favoreça o descongestionamento.

Para isso é necessário aplicar o creme com o dedo anelar e, desde o lacrimal até à borda do olho, dar suaves batidinhas com a ponta deste dedo em todo o contorno. Isto melhorará a circulação e permitirá drenar o líquido acumulado na zona, fazendo com que os olhos pareçam revigorados. Recomenda-se massagear um minuto cada olho e fazê-lo tanto pelas manhãs como pelas noites.

Como prevenir as bolsas nos olhos - Passo 5
6

Estas medidas preventivas ajudarão você a conseguir um olhar bem mais desperto e bonito. No entanto, há sempre dias nos quais as bolsas estão mais presentes, para estes momentos nada melhor que optar pela cosmética natural e fazer com que o nosso olhar pareça bem mais fresco; para o conseguir convidamos você a ler o nosso artigo remédios caseiros para eliminar bolsas nos olhos, a solução ideal para melhorar nossa aparência.

E claro que a maquiagem também é a nossa grande companheira, por isso, é importante aprender a tratar esta zona para esconder estes defeitos ao máximo. No artigo como esconder as bolsas dos olhos com maquiagem explicamos para você o modo correto de o fazer.

Em casos severos nos quais este problema está muito presente, a cirurgia cosmética para eliminar as bolsas é uma boa opção. No entanto, lembre-se que a mesma deve ser realizada por um profissional em uma clínica autorizada para garantir ao máximo a sua segurança.

Como prevenir as bolsas nos olhos - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir as bolsas nos olhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como prevenir as bolsas nos olhos

O que lhe pareceu o artigo?

Como prevenir as bolsas nos olhos
1 de 7
Como prevenir as bolsas nos olhos

Voltar ao topo da página