Partilhar

Como tomar quitosana para emagrecer

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 28 novembro 2018
Como tomar quitosana para emagrecer

A quitosana é uma fibra natural derivada da quitina da carapaça de crustáceos, como o caranguejo, as lagostas ou os camarões promovendo uma sensação de saciedade e promete atuar diretamente no funcionamento do intestino, acelerando o metabolismo e absorvendo as gorduras presentes no organismo, impedindo que estas sejam metabolizadas pelo corpo. Neste artigo do umCOMO explicaremos eficácia deste fitorerápico e como tomar quitosana para emagrecer de maneira que realmente faça efeito.

Também lhe pode interessar: Como tomar chá de alecrim para emagrecer

Para que serve quitosana?

Apelidada de 'esponja de gordura', a promessa da quitosana ajudar na redução de gordura e colesterol expelindo-a pelas fezes, assim como aumentar a sensação de saciedade ao formar uma espécie de 'gel' dentro do estômago. Mas vale lembrar que qualquer alimento rico em fibras ou considerado saciante deve promover o mesmo efeito da quitosana.

Quitosana emagrece?

A quitosana pode ajudar a emagrecer porque não contém calorias e entra em ação quando é ingerido algum alimento, podendo absorver as gorduras presentes no organismo e expelindo-as pelas fezes. Mas é fundamental lembrar que tomar apenas quitosana não é suficiente para efeitos de emagrecimento. Para conseguir obter melhores resultados, você deve aliar a quitosana com uma dieta baixa em calorias e exercício físico regular, como mostraremos neste artigo.

Já foram observados estudos com ratos de laboratório cujos efeitos foram positivos[1], no entanto, a recomendação científica também sugere para resultados significativos[2] a combinação de uma dieta equilibrada e hábitos de exercícios físicos.

Quitosana emagrece dormindo?

Não. A afirmação de que 'quitosana emagrece dormindo' pode ter surgido de alguma confusão relacionada ao fato de o nosso intestino trabalhar o tempo todo e expelir gordura pelas fezes estar relacionado aos efeitos da quitosana. No entanto, assim como nenhum remédio milagroso, a quitosana não emagrece dormindo.

Qual a melhor quitosana para emagrecer?

Qualquer quitosana precisa estar registrada pela Anvisa. Em 2017 dois medicamentos fitoterápicos considerados emagrecedores foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária[3] (Bio Waist QS - Quitosana e Spirulina da La Mata Laboratório Botânico Ltda) por não terem registro. Por isso, se você é adepto de fitoterápicos, é importante saber se eles estão registrados para consumo.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária[4], é importante livrar-se do mito 'se é natural, não faz mal', já que muitos compostos naturais podem causar reações perigosas em cada pessoa. Qualquer produto fitoterápico comercializado precisa ter o registro da Anvisa, no caso de farmácias manipulação, elas precisam ser autorizadas pela vigilância sanitária.

Contraindicações da quitosana

De acordo com a bula da quitosana, ela é contra-indicada para grávidas ou em período de lactação e para pessoas com alergia a crustáceos.

Como tomar quitosana

Antes de começar a tomar quitosana, consulte o seu médico para saber a dose recomendada para si. Enquanto estiver a tomar quitosana, deve beber pelo menos 2 litros de água por dia, uma vez que esta substância absorve água do organismo.

Para tomar quitosana, você deve ingeri-la antes das refeições, entre 15 a 30 minutos antes, para poder atuar corretamente e ficar em gel. Será este gel que irá absorver as gorduras presentes no organismo e eliminá-las através das fezes, para o corpo não as conseguir absorver.

Quitosana: dosagem usual

A dose diária recomendável de quitosana é de 3 gramas, repartidas ao longo do dia. Com estas 3 gramas pode conseguir eliminar até 24 gramas de gordura por dia.

Como tomar quitosana 200 mg

Tomar 4 comprimidos 15 ou 30 minutos antes das 3 principais refeições do dia.

Como tomar quitosana 400 mg

Tomar 2 comprimidos 15 ou 30 minutos antes das 3 principais refeições do dia. O mesmo vale para quem quer saber como tomar quitosana 500 mg.

Como tomar quitosana para emagrecer - Como tomar quitosana
Imagem: farmaviver.com.br

Como tomar quitosana para emagrecer

A quitosana tem sido comparada com o Xenical, devido à forma como atua no organismo para eliminar gorduras, mas como já comentado, os seus efeitos só serão perceptíveis quando o consumo do fitorápico for combinado a outros hábitos relacionados ao emagrecimento.

Só porque a esta fibra elimina gorduras, você não deve cometer exageros na sua alimentação. Deve ter uma alimentação saudável e equilibrada, dando preferência a carnes magras, legumes, frutas, verduras e cereais integrais.

Como emagrecer com saúde

Muitas pessoas se perguntam se é possível emagrecer sem ter de recorrer a dietas que podem prejudicar a sua saúde. A maioria das dietas de choque não é nutritiva, sustentável ou equilibrada e, por essa razão, pode causar sérias consequências para o seu organismo. Manter um estilo de vida saudável aliado a um regime alimentar adequado às suas metas não é impossível. Agora que você já entende melhor o que é quitosana, para que serve, damos algumas dicas sobre como emagrecer com saúde de maneira que você possa evitar ou aliar com os remédios para emagrecer indicados pelo seu médico.

Estabeleça metas para emagrecer

Defina suas metas de forma realista. Se você estabelecer objetivos inviáveis, o resultado pode ser perigoso e contribuir para a falta de estímulo.

É óbvio que você não vai perder 10 kg numa semana, por isso evite pensamentos irrealistas e procure prazos e valores que consegue alcançar. Não cumprir este passo vai deixá-lo frustrado e pode prejudicar a sua saúde.

Busque apoio

Procure o apoio de familiares e amigos. É importante que você partilhe esta batalha com as pessoas que o rodeiam. Os seus familiares e amigos vão dar a maior força naquele momento em que toda a gente está comendo doces e você pede uma salada. Use o incentivo ao seu redor para aumentar a sua vontade de ter sucesso na dieta ao invés de boicotar o seu cardápio.

Mantenha um diário

Faça um diário do processo. Muitas pessoas acham que anotar tudo o que se come, assim como o exercício que se pratica, pode contribuir para uma visão clara do que fez bem e do que fez errado.

A análise do progresso pode passar por rever as quantidades e os valores nutricionais da última refeição. Mantenha um relatório da sua jornada para o emagrecimento!

Faça uma dieta saudável. Parece muito óbvio, não é mesmo?

Na verdade, a correção dos maus hábitos alimentares contribui para o aceleramento do metabolismo através da ingestão de nutrientes essenciais. Se você deseja emagrecer e/ou manter o peso, é importante que a sua dieta inclua todos os nutrientes que o seu corpo exige para um funcionamento perfeito.

Pouco a pouco

Reduza a ingestão de calorias com calma. Ninguém espera que, de um dia para o outro, você coma uma cenoura por dia.

Comece cortando calorias no valor diário gradativamente, reduzindo pequenos luxos como a colher de açúcar no chá ou a fatia de queijo extra no pão (integral, claro!). Vá reduzindo cada vez mais, mas evite ter fraqueza por falta de alimentos: é suposto você ficar cada vez mais fortalecido!

Exercite-se com prazer

Procure levar uma vida mais ativa. A dieta não é suficiente para um regime de perda de peso eficaz e saudável. A prática de esportes é muito importante para chegar ao seu objetivo.

Procure um exercício que você goste para que não seja uma obrigação! Se pratica uma atividade de grupo que só acontece uma vez por semana, preencha os outros dias da semana com uma corrida ou uma caminhada para manter o corpo trabalhando.

Dica: Experimente esportes coletivos. Praticar esporte com outras pessoas pode ser um bom estímulo! Acesse esse artigo para saber como perder peso praticando zumba.

Comprometimento

Comprometa-se com seus objetivos. Alcançar sua meta só vai trazer vantagens para você: vai melhorar sua auto-estima, vai permitir que use aquela roupa exilada no fundo do armário e vai fazer com que você seja uma pessoa mais forte e saudável.

Mantenha isso em mente cada vez que vir aquela bolo sedutor ou quando bater a preguiça na hora do esporte para não falhar!

Acompanhe os resultados

Controle os resultados. Não é preciso controlar seu peso todos os dias, mas conferir uma vez por semana vai ajudar a analisar o seu progresso e, se não estiver fazendo batota, ver melhorias significativas!

A pesagem é o momento em que você analisa os frutos do seu esforço, por isso evite ficar frustrado com uma pesagem diária e procure um intervalo mais longo entre cada uma.

Dica: Acesse esse artigo que ensina como saber se está perdendo gordura.

Mantenha o seu peso! Depois de todo o esforço para emagrecer, é comum ver alguém relaxar e ganhar o peso de volta. Não seja essa pessoa! Evite o efeito sanfona e pratique os hábitos indicados nos passos anteriores regularmente. Isso vai garantir que você não volte ao seu peso anterior, podendo comer um alimento mais calórico de vez em quando para matar a gulodice.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar quitosana para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Referências
  1. Azevedo, V. V. C., et al. "Quitina e quitosana: aplicações como biomateriais." Revista eletrônica de Materiais e processos 2.3 (2007): 27-34.
  2. Girotto, Camila. "Efeito do consumo de quitosana nos parâmetros lipídicos, glicêmicos e microbiota intestinal em ratos Wistar." RBAC 49.2 (2017): 170-5.
  3. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/07/anvisa-suspende-cha-e-remedios-fitoterapicos-emagrecedores.html
  4. http://portal.anvisa.gov.br/fitoterapicos

Escrever comentário sobre Como tomar quitosana para emagrecer

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Claudia Romao
mandei manipular minha quitosana assim : quitosana 500mg + psillyum 200mg e tomo 2 capsulas por dia as 10 da manha e as 17 horas .
a duvida é ... Posso tomar essa dosagem 3 vezes ao dia ? as 06 da manha , ao meio dia e as 18 horas ? ja tomo essa dose a um mes e nao senti efeitos colaterais .
A sua avaliação:
cristiane
Olá!! Quantas cápsulas por dia devo tomar??
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristiane! A dose de quitosana a tomar por dia pode variar ligeiramente dependendo da marca, por isso confira sempre no rótulo ou se informe no local onde as adquirir. Obrigada pelo seu comentário!
Fabiana amaro
Olá!! Quantas cápsulas por dia devo tomar??
Edilaine
Posso tomar quitosana e oleo de coco juntos
Maria Dilma
Ola! Uma capsula por dia é o suficiente, pois só faço a refeição do almoço. Obrigada
Roberta Oliveira
Espero que me ajude...
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Roberta, boa sorte! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
mayara
Tenho q toma o remedio pra vida toda??
eulalia djedje
Como tomar quitosana e cha verde ao mesmo tempo pra emagrecer

Como tomar quitosana para emagrecer
Imagem: farmaviver.com.br
1 de 2
Como tomar quitosana para emagrecer

Voltar ao topo da página