Partilhar

Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL!

 
Por Sara Viega. Atualizado: 22 novembro 2017
Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL!

A água de rosas é usada para vários objetivos cosméticos, já que melhora a saúde da pele e promove a beleza capilar. Além de ter efeitos incríveis na pele, este produto é perfeito para conseguir um cabelo bonito e cheio de vida. Contém vitaminas A, C, D e E que nutrem o couro cabeludo e favorecem o crescimento do cabelo. Além disso, pode ser usado como tratamento natural para a caspa, oleosidade excessiva, pontas espigadas, cabelo ressecado, etc. Tudo isto e muito mais é o que explicamos detalhadamente neste artigo do umCOMO. Continue lendo e descubra como usar água de rosas no cabelo, quais os principais benefícios da sua utilização e até uma receita caseira simples para que você possa fazer água de rosas em casa!

Também lhe pode interessar: Como usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo

Água de rosas: benefícios para o cabelo

As propriedades cosméticas da água de rosas não se limitam apenas ao cuidado da pele, sendo também excelentes para melhorar a aparência dos cabelos. Isso acontece porque o produto é uma loção com efeito hidratante e reparador que ajuda a tratar o cabelo ressecado e danificado de um jeito natural. Tome nota dos principais benefícios da água de rosas para o cabelo que, ao ser usada como tratamento capilar, tem resultados surpreendentes: ¡

Limpeza

Atua na pele como um agente de limpeza natural e o mesmo acontece no cabelo. É um produto altamente purificante que absorve e elimina toda a sujeira e resíduos acumulados no couro cabeludo. Desse jeito, faz com que você consiga um cabelo limpo por mais tempo e fios mais soltos e radiantes.

Elimina o excesso de gordura

Outro dos benefícios da água de rosas para o cabelo é o fato de reduzir o excesso de gordura no couro cabeludo quando existe uma sobreprodução de sebo provocada pelas glândulas sebáceas. Além de fazer com que a sujeira grude mais facilmente, faz com que o cabelo fique oleoso e sem volume.

Hidratante e reparador

A água de rosas é um hidratante natural, sendo muito útil em casos de cabelo muito danificado ou ressecado por contaminação ambiental, uso de aparelhos de calor, aplicação de tintas ou tratamentos capilares agressivos, etc. Hidrata o couro cabeludo, combate o encrespamento e ajuda a conseguir um cabelo mais suave e sedoso. Além disso, por equilibrar o pH do cabelo, também faz com que ele tenha mais brilho natural.

Estimula o crescimento dos fios

Por estimular a circulação do sangue no couro cabeludo, a água de rosas fortalece os folículos pilosos e garante que eles se mantêm bem nutridos. Assim, isso permite que o cabelo cresça mais saudável e em menos tempo. A água de rosas é, por esse motivo, um produto popular para combater a perda de cabelo.

Calmante e anti-inflamatório

Por último, conta com propriedades calmantes e anti-inflamatórias, podendo ser uma boa ajuda para aliviar o couro cabeludo irritado em casos de dermatite seborreica ou caspa.

Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL! - Água de rosas: benefícios para o cabelo

Como fazer água de rosas

A água de rosas é um produto que você pode adquirir em lojas especializadas em venda de produtos cosméticos naturais. Contudo, ela também pode ser preparada em casa, seguindo a receita que apresentamos em seguida. Assim, você pode usar o produto sempre que necessário de um jeito mais fácil.

Material necessário:

  • 500 g de pétalas de rosa frescas
  • 1/2 litro de água destilada
  • uma panela
  • um frasco de vidro (com tampa)

Preparación

  1. Lave as pétalas de rosa para remover qualquer resto de sujeira.
  2. Despeje a água destilada na panela e coloque no fogo.
  3. Junte as pétalas de rosa na panela e deixe a água ferver.
  4. Antes da água ferver, baixe o fogo, tampe a panela e deixe a preparação cozinhar por cerca de 10 minutos.
  5. Logo, apague o fogo, mexa um pouco e deixe a mistura repousar por cerca de 60 minutos.
  6. Em seguida, coe o líquido para retirar as pétalas e despeje no frasco de vidro onde deseja guardar a água de rosas.
  7. Conserve a preparação na geladeira para que dure até um mês.

Como usar água de rosas no cabelo?

Depois de fazer a água de rosas para o cabelo, você pode começar a usar o produto para melhorar a sua saúde e beleza capilares. Você pode fazer isto de várias formas, podendo escolher o tratamento que mais se adapte ao seu caso. Tome nota de quais são:

Shampoo com água de rosas

Uma das melhores formas de usar a água de rosas diariamente consiste em adicionar o produto ao seu shampoo habitual. Assim, você estará potenciando a limpeza durante a lavagem e o cabelo ficará mais hidratado e brilhante.

Você apenas necessita verter a água de rosas dentro de uma embalagem de shampoo que esteja cheio pela metade, usando sempre que lavar o seu cabelo. Massageie bem o couro cabeludo e distribua o shampoo por todo o cabelo para notar a diferença.

Enxágue ou bálsamo capilar

Se o seu cabelo está muito desidratado, sem brilho ou com partes muito danificadas, você pode usar água de rosas como enxágue capilar ou como se fosse um bálsamo ou máscara. No primeiro caso, você apenas necessita aplicar o produto sobre o seu cabelo úmido antes de lavar com o shampoo para conseguir mais vitalidade. Se, pelo contrário, você prefere usar a água como um bálsamo, aplique depois de lavar o cabelo e deixe atuar entre 5 e 10 minutos antes de enxaguar.

Água de rosas e glicerina

A mistura de água de rosas e glicerina é perfeita para hidratar os cabelos secos e ásperos ao tacto. Prepare uma mistura de água de rosas e glicerina líquida na mesma quantidade e aplique sobre o couro cabeludo e o cabelo com massagens suaves. Deixe atuar por 15 minutos e, logo, retire com água fria ou morna abundante. Repita o tratamento uma vez por semana para obter resultados mais rápidos.

Confira também esse artigo para saber como usar a glicerina no cabelo!

Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL! - Como usar água de rosas no cabelo?

Shampoo de água de rosas caseiro

Você gostaria de fazer o seu próprio shampoo de água de rosas em casa? Se deseja renovar o seu cabelo por completo e favorecer o crescimento dele, nada melhor do que lavar o cabelo com um shampoo revitalizante em que se combinam as propriedades da água de rosas com as da cerveja, uma bebida com benefícios incríveis para o cabelo. A cerveja estimula a produção de queratina, o que é indispensável para ter um cabelo saudável e hidratado. Além disso, o malte e o lúpulo que contém permite reparar potenciais danos nos fios. Acesse esse artigo para saber como usar cerveja no cabelo.

Ingredientes

  • 1/2 copo de água de rosas
  • 1/2 de cerveja sem álcool
  • 1 copo de shampoo neutro
  • 5 gotas de óleo essencial de rosas

Preparação

  1. Em um recipiente, misture a água de rosas com a cerveja. Tampe e agite para que se misturem.
  2. Adicione o shampoo neutro e, logo, o óleo essencial para uma fragrância mais agradável.
  3. Volte a tampar o recipiente e agite energicamente para que tudo se misture bem.
  4. Use este shampoo caseiro para lavar o cabelo como habitualmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL!

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL!
1 de 3
Como usar água de rosas no cabelo - INCRÍVEL!

Voltar ao topo da página