Partilhar

O que fazer quando a tatuagem descasca - Cuidados e recomendações

Tatuagem descascando pode ser considerada normal em certas circunstâncias, mas mesmo assim necessita cuidados especiais. A tatuagem é um dos "acessórios" estéticos mais desejado entre os jovens, além de transmitir significado, a tatuagem demonstra a personalidade, os gostos, e de certa forma, conta um pouco sobre a história de quem a usa. Mas a parte visual não é a única preocupação de quem faz ou possui interesse em fazer uma tatuagem, é necessário também preocupar-se com os cuidados e cicatrização da mesma. Uma das questões mais recorrentes ao realizar uma tatuagem é: o que fazer quando a tatuagem descasca? Antes de responde-la, é preciso explicar o por que isso acontece.

Por que a tatuagem descasca?

A tatuagem descascando é um processo normal de cicatrização. A pele passa por um processo de renovação, causando a troca do tecido. Assemelha-se ao processo que a pele realiza ao entrar em exposição excessiva com o sol – o corpo gera uma nova pele para eliminar aquela que morreu.

Quanto tempo a tatuagem fica descascando?

Este processo pode durar até duas semanas sendo que a cicatrização completa pode se estender até 1 mês.

Tatuagem descascando e clareando é normal?

Sim, a impressão de que a tatuagem está descascando e saindo a tinta faz parte da cicatrização e é considerada normal. Não há o que fazer contra isso, apenas seguir as instruções de cuidados do seu tatuador. Em muitos casos é preciso retocá-las.

O que devo fazer quando a tatuagem descasca?

Primeiramente, é preciso conversar com o tatuador escolhido e pedir orientações para cuidar corretamente da tatuagem e garantir uma boa cicatrização. As principais recomendações são: lavar e higienizar a área com frequência para evita infecções e evitar coçar a região da tatuagem.

Como cuidar de uma tatuagem descascando

Uma das principais coisas que se deve considerar na hora de cuidar de uma tatuagem nova é que você está lidando com uma ferida aberta. Pense que tudo o que poderia fazer mal para um machucado também pode prejudicar a sua tattoo:

  • Ao coçar a tatuagem pode-se machucar a pele e atrapalhar a cicatrização, comprometendo diretamente o resultado final da tatuagem e perdendo a qualidade do trabalho.
  • Ao lavar a região, esfregue suavemente o sabonete, sem gerar muito atrito, e deixe secar ao ar livre. Caso não tenha tempo, dê leves batidinhas com a toalha para secar a tatuagem.
  • O ideal é repetir este procedimento pelo menos três vezes ao dia.
  • Além disso, o profissional deve recomendar passar pomadas na tatuagem descascando para proteger,hidratar a região e aliviar a sensação de coceira.

Devo tirar a 'casquinha' da tatuagem?

Não, se a tatuagem é recente é normal que ela esteja descascando e isso faz parte do processo. Ao remover a casca da tatuagem a tinta pode sair junto e ela pode ficar desbotada.

Leia também: O que você não pode fazer quando faz uma tatuagem

Outros cuidados importantes com a tatuagem

Outros processos e cuidados importantes ao realizar a tatuagem estão ligados aos hábitos alimentares e algumas atividades do cotidiano. Deve-se evitar alguns alimentos que podem agravar a coceira e gerar ferimentos e inflamações na área da tatuagem. Confira a lista completa no artigo sobre o que não se pode comer quando faz tatuagem.

Além disso, evite banho de piscina, o cloro também pode causar danos à tatuagem e, ao entrar em contato com o sol use sempre protetor solar.

É necessário lembrar que a tatuagem é um procedimento invasivo e, portanto, é preciso escolher adequadamente o estúdio e o profissional responsável por esse trabalho. Questões básicas de higiene, saúde e segurança devem ser muito bem observadas, já que um procedimento de tatuagem pode até mesmo transmitir doenças. E, como falamos no início do post, é normal a tatuagem descascar, porém, caso sinta algum sintoma diferente dos descritos o ideal é procurar um médico.

Sugestão: Posso ter relações depois de fazer tatuagem?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando a tatuagem descasca - Cuidados e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que fazer quando a tatuagem descasca - Cuidados e recomendações

3 comentários
A sua avaliação:
Angela Derivi
Sou artista há bastante tempo, tatuando há 6 meses, estou curtindo e aprendendo com as dicas.
Najla vieira
eu bebi um pouco a mais e minha tatto ficou um pouco descascada e um pouco inchada oq devo fazer
roberto
me tiro algumas duvidas valeu
Editor umComo.com.br
Oi Roberto, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)

Voltar ao topo da página