Partilhar

Quais são as características da dieta mediterrânica

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as características da dieta mediterrânica

A dieta mediterrânica foi considerada como um dos melhores modelos de alimentação pelo fato de conservar o gosto e o prazer de comer, ao incorporar uma grande variedade de alimentos, e ser benéfica para a saúde. Caracteriza-se pela abundância de produtos de origem vegetal ou o fato de incorporar o azeite de oliva como ingrediente fundamental. Neste artigo de umComo explicamos mais a respeito desta tradicional forma de alimentação para que você conheça quais são as características da dieta mediterrânica.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta da maçã
Passos a seguir:
1

Elevada presença de alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, pão, massa, arroz, cereais e legumes. Os hidratos de carbono contém 50% do energético total diário.

2

O azeite de oliva é a principal fonte de gorduras, seja para fritar ou para temperar e preparar. As gorduras representam 30% do total do valor energético.

3

O consumo de pescado é regular, com uma média de uma ou duas vezes por semana, enquanto o de carnes vermelhas é intercalado.

4

As proteínas contém 15-20% do valor energético e metade de sua origem provém do leite, ovos, carne e peixes, enquanto a outra metade provém dos legumes e cereais.

5

Baixo consumo de sal e elevado consumo de ervas aromáticas.

6

Ainda que a água seja essencial na dieta mediterrânea, também se caracteriza pelo consumo de vinho com moderação durante as refeições, tinto de preferência.

7

Para seguir esta dieta, recomenda-se consumir alimentos frescos.

8

Por último, você deve ter uma vida ativa e acompanhar a dieta mediterrânea com a realização diária de exercício físico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as características da dieta mediterrânica, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Quais são as características da dieta mediterrânica

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são as características da dieta mediterrânica
Quais são as características da dieta mediterrânica

Voltar ao topo da página