Partilhar

Tratamento do acne vulgar

Por Hugo Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tratamento do acne vulgar

O acne é uma inflamação da pele comum durante a puberdade, que apesar de afetar 80% dos adolescentes, também se pode manifestar nos adultos. Os principais sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de borbulhas e pontos negros no rosto, mas também na zona do peito, costas, ombros e nádegas. As causas do acne não estão totalmente esclarecidas, mas devem-se essencialmente a alterações hormonais, que motivam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele. Umas vez obstruídos pelo sebo, os poros tendem a formar borbulhas e outras lesões na pele. A colonização da pele por bactérias após a obstrução dos poros, leva à inflamação, caracterizando-se por inchaço e dor na zona afetada. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe o tratamento do acne vulgar.

Também lhe pode interessar: Acne hormonal: tratamento natural e caseiro

Tratamentos medicinais

O acne ligeiro a moderado desaparece normalmente por si só ou após a aplicação de alguns produtos de higiene que visam a remoção da oleosidade da pele. Porém, no caso de o acne persistir após a aplicação destes produtos, recomenda-se compostos retinóis para desobstrução dos poros. É frequente a combinação de retinóis de aplicação tópica com antibióticos de toma oral como a minociclina e a tetraciclina, fundamentais para a eliminação das bactérias responsáveis pela inflamação em torno dos poros obstruídos. Podem decorrer até oito semanas até que note melhorias, podendo a duração total do tratamento chegar aos 6 meses.

Tratamento do acne vulgar - Tratamentos medicinais
Imagem: gillskincaresite.com

Tratamentos hormonais

Nas mulheres, para além destas opções, pode ser considerada a pílula contraceptiva combinada, cuja composição em estrogênio e progesterona ajuda a controlar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas devido ao seu potencial antiandrogênico. Para casos mais severos, nomeadamente para casos de acne cicatricial, pode ser recomendado por um dermatologista um tratamento à base de isotetrinoína, associado a alguns efeitos adversos graves. Apesar de as hormonas serem as principais responsáveis pelo desenvolvimento do acne, existem fatores externos que podem agravar esta condição como o uso de alguns produtos de maquilhagem ou produtos capilares como gel para cabelo. Estes produtos podem aumentar a obstrução da pele, pelo que devem ser evitados se sofrer de acne e durante o tratamento do mesmo.

Tratamento do acne vulgar - Tratamentos hormonais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento do acne vulgar, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Tratamento do acne vulgar

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Alice alves
Apareceu uma espinhas no meu nariz ela não e grandes e nem pequenas mais deixou meu nariz todo enchado e cada dia que passa vai ficando pior isso já tem 3 dias oque eu Faso?
Layssa
Minhas espinhas são muito feias e vermelhas , queria saber se é recomendável tomar remédios , já que , na adolescência isso é "normal" .
Editor umComo.com.br
Oi Layssa, você só deverá tomar remédios se o seu médico ou dermatologista recomendar.
Andréia Sousa santos
É verdade que se tomar antibióticos para acne ,derruba o cabelo
Andréia Sousa santos
Eu tenho 35 anos ,estou cheia de acner ,é normal nessa idade ,será que vai ficar para sempre
Luis Felipe
Tenho 17 anos, meu rosto é cheio de buraquinhos por causa das espinhas . Qual tratamento você recomenda ?? Pliss
Andressa
Olá estou com meu rosto cheio de espinha e quero acabar logo com isso por que vou me casar segunda o que devo fazer?
Hugo
Lucy desde já agradeço o seu comentário, confira as nossas dicas para acabar com as espinhas: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-acabar-com-as-espinhas-11.html.
lucy silva
como acabar com minhas espinhas sofro demais me sinto feia tenho 29 anos ja deveriam ter acabado ...
Milena
Olá Hugo! Eu possuo esse tipo de 'acne vulgar' e estou fazendo um tratamento com o princípio ativo Adapaleno e sabonetes próprios. Ocorre que, já faz um mês que tenho me tratado e as manchinhas persistem!!! Meu rosto é igual ao da foto. As manchas dão uma clareada leve em uma semana e na outra já ficam irritadas.. isso realmente está afetando minha vida, autoestima enfim! Sou branquinha e as manchas me incomodam muito!!! Acho que preciso tomar algum remédio mais forte.. O que vc pensa Hugo? Abraço.
Jorge
Milagre Para a Acne ===>> http://*****-p***-a***.blogspot.com.ar/

Tratamento do acne vulgar
Imagem: gillskincaresite.com
1 de 3
Tratamento do acne vulgar

Voltar ao topo da página