Partilhar
Partilhar em:

4 esfoliantes caseiros para a região íntima

Embora saibamos o quão delicada e sensível é, a região íntima é uma das partes do corpo mais ignoradas na hora de cuidar e nutrir a pele. Hidratá-la e esfoliá-la especialmente antes e depois da depilação é algo que nos pode ajudar a evitar incômodos, irritações e os nada desejados pelos encravados, que não se podem extrair por não crescerem corretamente. Se deseja desfrutar de uma boa depilação íntima e manter em perfeitas condições a pele dessa zona, aconselhamos você a tomar nota do que vamos explicar neste artigo do umCOMO e faça uso dos 4 esfoliantes caseiros para a região íntima que lhe vamos mostrar. Com isso, evitará o aparecimento de impurezas e a pele ficará muito mais suave e lisa que antes.

Também lhe pode interessar: Como fazer esfoliante de laranja caseiro

Por que se deve esfoliar a região íntima e quando deve fazê-lo?

A esfoliação é uma tarefa que permite eliminar todas as células mortas acumuladas na pele e que lhe confere muitos benefícios, pois deixa-a completamente limpa, lisa e suave, previne a formação de impurezas, favorece sua oxigenação e regeneração e reativa a microcirculação sanguínea na zona.

Mas, além disso, a esfoliação é uma tarefa estética essencial que se deve fazer antes de depilar qualquer zona do corpo, incluindo a zona íntima. Quando for eliminar os pelos pubianos e das virilhas é aconselhável que antes de o fazer esfolie a pele dessas zonas, por um lado para que a depilação seja mais eficaz e, por outro, para evitar a formação de pelos encravados. Este tipo de pelos aparecem quando ao crescerem não saem para a superfície e ficam sob a pele, dando lugar muitas vezes a espinhas vermelhas inflamadas e dolorosas. São muito comuns quando se utiliza a lâmina como método de depilação, mas também podem aparecer com outros métodos de depilação. Por isso, para prevenir o seu aparecimento, o melhor é esfoliar a zona previamente e facilitar assim a extração do pelo, deixando também a pele completamente preparada para receber os princípios ativos de qualquer tratamento ou loção que se aplique.

A pele da região íntima é extremamente delicada, muito mais que a de outras partes do corpo, por isso não se pode utilizar qualquer loção esfoliante, mas sim uma que tenha um grão fino e que não cause irritações na pele. E, para isso, uma boa opção são os esfoliantes que se podem preparar em casa com alguns produtos naturais, tal como lhe vamos mostrar nas linhas seguintes.

No seguinte artigo mostramos-lhe quais são os tipos de depilação íntima pelos quais pode optar.

Esfoliante de açúcar e azeite de oliva

Uma das melhores receitas para fazer esfoliantes caseiros para a região íntima é a que combina o açúcar com o azeite de oliva. O grão do açúcar é fino e pequeno, pelo que não causará irritações, e o azeite de oliva é um dos produtos hidratantes mais eficazes que existem, com o qual não prejudicará a pele, muito pelo contrário, favorecerá a sua recuperação depois da extração do pelo.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Preparação: em um recipiente verta o açúcar e depois adicione o azeite de oliva. Misture os dois ingredientes até obter uma pasta granulosa amarelada, que é a que terá que utilizar como loção esfoliante.

Esfoliante de açúcar e mel

Pode modificar a receita anterior misturando o açúcar com mel ao invés do azeite de oliva. O mel é um produto rico em enzimas naturais e vitaminas que limpa profundamente a pele, elimina as células mortas, confere nutrição e previne a formação de impurezas impedindo, por sua vez, a proliferação de bactérias que podem causar infecções.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de mel

Preparação: adicione o açúcar e o mel em um recipiente e mexa com a ajuda de uma colher até obter uma pasta granulosa bem espessa.

Esfoliante de bicarbonato de sódio

O pó fino do bicarbonato de sódio também é ideal para esfoliar a região íntima com segurança e suavidade. O bicarbonato ajuda a desobstruir os poros e a eliminar toda a sujidade acumulada neles, ao mesmo tempo que esfolia, suaviza e reduz o aparecimento de espinhas e outras impurezas. Neste caso, propomos-lhe dois esfoliantes caseiros diferentes à base de bicarbonato, assim poderá escolher o que mais gostar:

  • Bicarbonato e azeite de oliva: misture 2 colheres de sopa de bicarbonato com 1 colher de sopa de azeite de oliva e mexa até que os dois se integrem por completo.
  • Bicarbonato e aveia: misture 2 colheres de sopa de bicarbonato com 2 colheres de sopa de farinha de aveia e adicione um pouco de água mineral. Mexa todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea.

Esfoliante de aveia e aloe vera

O aloe vera é um dos melhores produtos existentes para cuidar e deixar a pele do corpo mais bonita, pois além de oferecer uma grande limpeza, é hidratante e permite regenerar os tecidos da pele quando esta mais precisa, seja quando se encontra seca, irritada ou com impurezas. Neste caso, recomendamos misturar o aloe com a aveia, um cereal também com um grande efeito de limpeza, calmante e nutritivo.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa de aloe vera
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoas

Preparação: em um recipiente, misture primeiro a farinha de aveia com o aloe vera. Uma vez pronto, adicione o óleo de amêndoas e misture até conseguir uma pasta homogênea.

Pode descobrir mais receitas como estas no artigo Como esfoliar o corpo com produtos caseiros.

Como esfoliar a região íntima

Como referimos antes, a pele do púbis e das virilhas é muito sensível, por isso um dia antes de a depilar é conveniente que a esfolie usando alguma das loções que lhe mostramos e, para que o resultado final seja o esperado terá de o fazer da seguinte forma:

  • Em primeiro lugar, tome um banho de água morna e lave a zona íntima com um sabão suave específico. Mantenha a zona durante uns minutos sob a água morna para os poros abrirem, assim o esfoliante poderá penetrar melhor e a depilação será mais eficaz.
  • Ainda com a pele úmida, aplique uma quantidade de esfoliante e espalhe-o pela zona do púbis e virilhas fazendo massagens circulares com os dedos com muita suavidade.
  • Após alguns minutos massageando, retire o esfoliante enxaguando com água em abundância.
  • Quando sair do banho, seque a zona com uma toalha limpa e aplique um creme corporal hidratante para que a esfoliação não irrite nem deixe a pele avermelhada.

Após a esfoliação, já poderá esfoliar a região íntima tranquilamente. Se quiser fazê-lo bem e extrair o pelo corretamente, recomendamos que siga as recomendações do artigo como depilar o pelo pubiano.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 4 esfoliantes caseiros para a região íntima, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre 4 esfoliantes caseiros para a região íntima

1 de 7