Partilhar

Alimentos que ajudam a emagrecer

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Alimentos que ajudam a emagrecer

Está tentando emagrecer e se livrar desses quilos a mais? Se sim, não há nada mais eficiente do que seguir uma dieta baixa em calorias e equilibrada que lhe a manter-se saudável a todo o momento, e complementá-lo com a prática de exercício físico. Muitas vezes submetemo-nos a dietas "milagrosas" ou a planos de emagrecimento radicais que acabam por não nos dar os resultados esperados. Por isso, o melhor é evitá-los e saber identificar que alimentos e nutrientes nos podem ajudar de forma eficaz e saudável a perder peso. Preste atenção à lista de alimentos que ajudam a emagrecer que lhe mostramos neste artigo de umComo e inclua-os na sua dieta o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Suco de couve para emagrecer
Passos a seguir:
1

Entre os melhores alimentos para emagrecer e reduzir as medidas de forma eficientes, encontramos aqueles denominados de diuréticos naturais. Estes são excelentes para combater a retenção de líquidos e facilitar a expulsão de toxinas, pois ajudam e aumentar a quantidade de água e sódio que o corpo expulsa através da urina. Muitas vezes, a acumulação de líquidos é uma das causas principais do excesso de peso, pelo que o seu consumo é perfeito para favorecer a perda desses quilos a mais.

Alguns dos alimentos considerados como incríveis diuréticos são: a melancia, o abacaxi, os mirtilos, a pera, o melão, os cítricos, o tomate, o pepino, a alcachofra, a alface, a couve, os espargos, o vinagre de maçã, o chá verde e a aveia.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Passo 1
2

Por outro lado, também podemos falar dos alimentos termogênicos, que recebem este nome porque ajudam a aumentar o calor interno do corpo e conseguem acelerar o metabolismo e, por conseguinte, agilizar a queimar de gordura. Entre os alimentos termogênicos que são boas alternativas para perder peso, destacam-se o chá verde, o chá branco, o gengibre, os alimentos proteicos, os peixes ricos em ômega 3 (salmão, atum, arenque, etc), a canela e a pimenta caiena.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Passo 2
3

Para reduzir as quantidades de comida que são ingeridas durante o dia e conseguir que a meta de emagrecer seja uma realidade, também pode tratar de reduzir o seu apetite comendo alguns dos melhores alimentos saciantes que existem. Este tipo de alimentos atuam como potentes inibidores da fome e fazem com que sinta o estômago cheio durante muito mais tempo.

Alguns dos melhores alimentos saciantes que pode comer são: abacate, maçã, pera, tomate, alface, couve, cogumelos, ovos (cozidos), aveia e cereais integrais, frutos secos, batatas, massa integral, queijo branco.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Passo 3
4

Também encontramos alguns alimentos que atuam como poderosos queimadores de gordura naturais, e que se convertem em uma grande ajuda para se livrar, sobretudo, dessa gordura que se acumula na zona do abdômen e que é tão difícil de eliminar. Os mais eficientes para isso são alimentos como: a maçã, o abacaxi, os frutos vermelhos, o abacate, o tomate, o aipo, a alcachofra e a aveia.

Se o que lhe interessa é perder barriga, lembre-se que além de uma dieta baixa em calorias e saudável, deverá fazer exercícios físico de forma regular e se hidratar bebendo água em abundância e líquidos como sucos ou infusões durante o dia. No seguinte artigo, pode ver quais são as melhores infusões para reduzir a gordura abdominal.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Passo 4
5

Além de todos os alimentos para emagrecer mencionados, não se pode esquecer daqueles que contêm fibra, um nutriente essencial para melhorar o trânsito intestinal, facilitar a expulsão de toxinas e fazer com que o processo de absorção de gorduras e açúcares ocorra de forma mais lenta. Por isso deve incluir na sua dieta também: milho, legumes, arroz integral, vegetais de folha verde, frutas como o abacate, a pera, o coco ou as framboesas, frutos secos.

Alimentos que ajudam a emagrecer - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alimentos que ajudam a emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • Consulte um nutricionista para a dieta mais adequada para o seu caso e para escolher os alimentos que o ajudam a emagrecer.

Escrever comentário sobre Alimentos que ajudam a emagrecer

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Vivian
Ola´sou Vivian eu tó bem acima do peso,preciso fazer uma cirurgia de retirada do útero,mas o médico disse que tenho que perder no minimo 25 quilos ,to´sem chão ,não sei o que fazer.Tenho problema nos joelhos e não posso fazer atividades bruscas.Podem me ajudar....
Renata
Ótimo artigos, alimentos ricos em fibra e gorduras insaturadas e poli-insaturadas são essencial para que deseja emagrecer, também não podemos esquecer dos alimentos ricos em proteína e os famosos alimentos termogênicos.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Renata, muito obrigada pelo seu comentário valeu :) Continue nos acompanhando!

Alimentos que ajudam a emagrecer
1 de 6
Alimentos que ajudam a emagrecer

Voltar ao topo da página