PARTILHAR

Como tirar as espinhas com vapor

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar as espinhas com vapor

Um dos piores pesadelos estéticos são as espinhas, esses pontos brancos que muitas vezes aparecem no momento menos oportuno e que sempre desejamos eliminar a todo o custo. Mas a verdade é que se fizermos de forma inadequada podemos aumentar a infecção e produzir cicatrizes em nosso rosto difíceis de eliminar. Para evitar que isto ocorra, devemos desinfetar bem a zona facial e abrir os poros para que saia a sujeira. Não sabe como o fazer? Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como tirar as espinhas com vapor em poucos passos.

Também lhe pode interessar: Como tirar as espinhas com bicarbonato
Passos a seguir:
1

As espinhas são grãos que aparecem em nossa pele quando a gordura e as impurezas obstruem o poro, o que produz pontos inflamados e normalmente brancos que costumam sair no rosto e nas costas. Para liberar o poro desta obstrução é necessário drenar o conteúdo da espinha, mas isto deve ser feito com muito cuidado para evitar infecções ou cicatrizes. Uma boa opção para conseguir isso é usar o vapor que, graças ao calor que libera, consegue abrir os poros do rosto facilitando sua limpeza.

Em casos de acne intensa recomenda-se recorrer a tratamentos dermatológicos profissionais para evitar lesões maiores.

2

A primeira coisa a fazer para tirar as espinhas com vapor é limpar seu rosto com seu demaquilante ou creme de limpeza habitual. Este passo é imprescindível, pois precisa que a pele esteja completamente limpa para evitar que os poros afetados se obstruam mais, aumentando a infecção da espinha. Do mesmo modo, deve lavar muito bem as suas mãos antes de continuar.

3

Em uma panela coloque água e coloque-a no fogo alto até quase ferver; quando estiver perto de atingir o ponto de ebulição, retire do fogo. Agora, com muito cuidado para evitar se queimar, leve a panela para um lugar seguro, por exemplo uma mesa, envolva sua cabeça com uma toalha e com muita precaução aproxime-se da panela para que o vapor da água quente grude no rosto. Não é necessário se aproximar demais, pois deve ter cuidado para que o calor não queime a sua pele.

Fique perto do vapor entre 3 a 5 minutos para se assegurar que os poros fiquem bem abertos, o que facilitará a saída da gordura localizada na espinha.

4

Passado este tempo, seus poros já estarão abertos e bastará pressionar ligeiramente a espinha para que a sujeira em seu interior saia. Deve evitar sempre usar as unhas ao realizar este procedimento, por isso se recomenda usar a ponta dos dedos ou cobrir as unhas com um lenço descartável para evitar o contato.

Não pressione demais a espinha ou fará com que se forme uma ferida na zona. Extraia aos poucos o conteúdo sem causar uma lesão; se não conseguir, o melhor é tentar no dia seguinte.

5

Lave seu rosto com água fria para fechar os poros ou, para um melhor resultado, envolva um pouco de gelo com um pano suave, deixe umedecer e passe pelo rosto para garantir que os poros fiquem perfeitamente fechados.

6

Depois é muito importante aplicar na zona algum tônico adstringente para reduzir a possibilidade de infecção; se não tiver em casa, pode usar água oxigenada. Ainda, se tiver algum creme para as espinhas é conveniente aplicá-lo também para garantir uma melhor cicatrização.

7

Se com frequência aparecem espinhas, é conveniente revisar muito bem seus hábitos pois a limpeza facial, a dieta ou o estresse são desencadeadores importantes desta condição. Em nosso artigo como evitar as espinhas no rosto damos a você algumas recomendações úteis que poderá pôr em prática para diminuir a sua presença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar as espinhas com vapor, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar as espinhas com vapor
Como tirar as espinhas com vapor

Voltar ao topo da página ↑