A permanente feita em casa

Como cuidar do cabelo com permanente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar do cabelo com permanente

Assim como existem muitos métodos para alisar o cabelo crespo ou ondulado naturalmente, quem deseja aumentar o volume do mesmo e conseguir ondas ou cachos que naturalmente não têm também conta com uma excelente alternativa: a permanente. Este tratamento químico tão popular exige que aumentemos os cuidados do nosso cabelo com o objetivo de mantê-lo saudável e bonito, por isso se o aplicou ou estiver pensando em aplicar, com certeza que estará interessada em conhecer as atenções que deve dar ao mesmo. Em umComo.com.br explicamos a você como cuidar do cabelo com permanente e fazer com que fique bonito e perfeito.

Também lhe pode interessar: Como colocar Mega Hair passo a passo

Passos a seguir:

1

A permanente é um tratamento químico que permite alterar as proteínas do cabelo com o objetivo de formar ondas ou cachos no mesmo, dando volume e mudando a sua aparência. Apesar de atualmente este tipo de tratamento trazer nutrientes ao nosso cabelo para evitar que se danifique, é importante lembrar sobre alguns cuidados que garantirão ao máximo seu bem-estar, ao mesmo tempo em que nos ajudam a prolongar sua duração.

2

Em primeiro lugar é importante ter claro que se o seu cabelo estiver danificado ou muito seco é provável que sofra mais depois de uma permanente, por isso deverá aumentar ao máximo os cuidados. Do mesmo modo, mesmo que seu cabelo não esteja seco, é preciso aumentar a hidratação para ganhar umidade e melhorar a sua aparência.

O mais recomendável para cuidar do cabelo com permanente é utilizar um xampu e condicionador especial para cabelos submetidos a este tratamento, que costumam ser adquiridos em cabeleireiros ou lojas especializadas em produtos estéticos para o cabelo. Se não encontrar, então deverá aplicar produtos para cabelo encaracolado que contêm óleos hidratantes naturais (de amêndoas, de argan, de oliva, etc), vitamina E ou aloe vera, que ajudarão a manter seu cabelo perfeitamente nutrido.

Não se recomenda lavar o cabelo após o tratamento, o melhor é esperar pelo menos 2 dias para favorecer a sua recuperação. Do mesmo modo é conveniente que, cada vez que lavar o cabelo, use água morna; a água muito quente pode dilatar muito os poros capilares e favorecer seu enfraquecimento e queda.

Como cuidar do cabelo com permanente - Passo 2
3

Como a permanente altera a proteína do cabelo, em alguns casos isso pode ressecá-lo, por isso se recomenda aplicar pelo menos uma vez por semana uma máscara natural que o hidrate, com vitaminas e nutrientes. Se seu cabelo for muito seco substitua o condicionador por uma máscara comercial hidratante; além disso você pode aplicar diferentes opções naturais fáceis de fazer em casa como:

Prepare a sua máscara natural e aplique-a uma vez por semana, deixando-a atuar o maior tempo possível, aumentando os seus efeitos e melhorando a aparência de seu cabelo.

Como cuidar do cabelo com permanente - Passo 3
4

Apesar do cabelo com permanente resistir bem ao sol e à água do mar ou da piscina, é importante que durante os meses mais quentes use cremes para pentear com filtro solar, que ajudarão a proteger os fios contra os raios UV/UVA além de manter a sua umidade. É especialmente importante aplicar quando vamos à praia ou piscina depois de molhar o cabelo, assim conseguiremos evitar o encrespamento e secura para que fique bonito.

Como cuidar do cabelo com permanente - Passo 4
5

Este tratamento, ao usar diversos produtos químicos para conseguir o efeito que procuramos pode irritar o nosso couro cabeludo deixando-o mais sensível. Por isso é importante que na hora de cuidar do cabelo com permanente evite tingi-lo uma semana antes ou depois deste tratamento, aliás, quanto mais tempo passar antes de usar a tinta muito melhor. Isso evitará um excesso de produtos químicos que poderiam afetar a aparência de seu cabelo, secando e debilitando-o.

6

Além disso, é importante não esquecer que como a permanente é um processo químico, não é conveniente fazer mais de 3 permanentes ao ano com o objetivo de garantir a saúde e bem-estar do mesmo.

Se for a sua primeira vez com o cabelo encaracolado e ainda estiver descobrindo seus cuidados básicos, convidamos você a ler nosso artigo como cuidar do cabelo encaracolado, com dicas que ajudarão você a mantê-lo sempre bonito e controlado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo com permanente, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como cuidar do cabelo com permanente