Partilhar

Como cuidar do cabelo fino

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar do cabelo fino

Se você tem o cabelo fino deve estar habituada a lidar com embaraços impossíveis, frisado e eletricidade estática. Este tipo de cabelo é bem mais fraco e frágil que outros e não é fácil mantê-lo sempre com uma boa aparência, pois para isso é preciso cuidados muito específicos e de uma hidratação extrema. Mas nem tudo está perdido, se quiser que seu cabelo fique espetacular, não quebre tanto e irradie beleza, recomendamos colocar em prática cada um dos conselhos que daremos neste artigo de umComo.com.br sobre como cuidar do cabelo fino.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para o cabelo fino
Passos a seguir:
1

Não devemos confundir a escassez de cabelo com ter o cabelo fino, pois a quantidade não tem nada a ver com as características deste último. Falamos de cabelo fino quando a sua espessura é menor que a de um cabelo normal, normalmente a diferença se encontra em 2 mm aproximadamente. É por este motivo que os cabelos finos são muito mais frágeis e diferenciam-se dos outros pela falta de volume, a sensibilidade à quebra, as pontas abertas e o frizz ou encrespamento.

Se o seu cabelo apresenta estas caraterísticas, não hesite em começar a cuidar dele tal como lhe explicamos nos seguintes passos.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 1
2

Um bom cuidado do cabelo começa, como sempre, desde o começo: a lavagem e o enxague. No caso dos cabelos finos é imprescindível aplicar as loções com extrema suavidade sem esfregar bruscamente para não provocar quebras. Massageie o cabelo com as pontas dos dedos e evite coçar com as unhas, pois deve se lembrar sempre que a fragilidade é o ponto fraco de um cabelo fino.

Que produtos são os mais adequados? As melhores opções para a sensibilidade do cabelo fino são aqueles xampus e condicionadores fortificantes que conseguem que o cabelo cresça mais resistente e revigorado. Finalize a lavagem enxaguando o cabelo com água morna para eliminar os restos de produtos e tente que fique perfeitamente limpo para evitar uma aparência amassada e com menos volume.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 2
3

A quebra e as pontas abertas estão também, como indicamos, entre os maiores problemas dos cabelos finos. Para minimizar estes danos e conseguir que o cabelo tenha mais peso na parte inferior, você deve hidratar as pontas em cada lavagem utilizando uma máscara nutritiva ou aplicando um pouco de óleo hidratante para o cabelo dos que são usados sobre o cabelo molhado. Deixe o produto penetrar bem nas fibras capilares durante 5 minutos antes de enxaguar.

Se preferir optar por soluções caseiras, o azeite de oliva e o óleo de amêndoas podem ser grandes alternativas, além das que ensinamos no artigo Como hidratar as pontas do cabelo.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 3
4

Outro dos melhores produtos que podemos usar para um cabelo fino é um sérum reparador. Este produto possui uma grande concentração de ativos muito eficazes para renovar o cabelo e dar a ele uma aparência bem mais saudável e bonita. Além disso, é perfeito para combater um dos maiores males do cabelo fino: o frizz. Simplesmente com a aplicação de umas gotas do meio até às pontas você notará que melhora o penteado e seu cabelo estará muito suave ao tato.

Não é recomendável aplicar o produto todos os dias, pois a frequência de uso dependerá do estado do cabelo; por isso, se não estiver muito danificado você poderá limitar a aplicação do sérum a uma ou duas vezes por semana.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 4
5

Quando acabar de lavar o cabelo, não deve torcê-lo com a toalha nem esfregá-la com força. Coloque-a sem apertar para que simplesmente tire o excesso de água e umidade; lembre-se que gestos como este podem estragar o cabelo fino e fazer com que quebre com maior facilidade.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 5
6

Os pentes e escovas utilizados também são muito importantes e quando se trata de cuidar do cabelo fino são preferíveis aqueles pentes de cerdas largas para desembaraçar o cabelo e desfazer os nós impossíveis que, muitas vezes, se criam neste tipo de cabelo. Aplique previamente uma loção de desembaraçar para facilitar o trabalho e não sofrer puxões. É aconselhável começar a se pentear sempre da metade até às pontas e, uma vez feito isto, já se pode fazê-lo desde a raiz até abaixo.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 6
7

Você utiliza secador habitualmente? Então será essencial usá-lo em uma temperatura não muito alta e aplicar, antes, por todo o seu cabelo um protetor térmico. Este é um produto ideal para proteger o cabelo do calor liberado pelos secadores, alisadores e chapinhas, de modo que você não deve deixar de usá-lo.

Para conseguir dar um maior volume ao cabelo fino, aconselhamos secá-lo colocando a cabeça para baixo e aplicar um pouco de laquê nas raízes, mas sempre sem excesso para não criar o efeito contrário e amassar o cabelo.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 7
8

Não se esqueça de cortar as pontas a cada dois ou três meses no mínimo para manter o seu cabelo fino em perfeitas condições e com uma aparência incrível. E se, além disso, você quiser mudar de look convidamos você a consultar as ideias que damos no artigo Cortes de cabelo para conseguir volume.

Como cuidar do cabelo fino - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo fino, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar do cabelo fino

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar do cabelo fino
1 de 9
Como cuidar do cabelo fino

Voltar ao topo da página