Partilhar

Como fazer drenagem linfática em casa

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer drenagem linfática em casa

Sabia que é possível eliminar toxinas e gorduras com uma simples massagem? Trata-se da famosa drenagem linfática. Esta técnica tão em voga ajuda você a se desfazer das toxinas e líquidos que seu corpo absorve e elimina-os através da urina de forma natural, com apenas uma massagem! É muito simples de praticar e, ainda que seja recomendável que a massagem seja feita por um especialista em um centro profissional, é possível realizar a drenagem linfática em casa sem correr nenhum risco. Em umComo.com.br vamos ensinar você como fazer drenagem linfática em casa. As seguintes instruções são para uma auto-sessão de drenagem de aproximadamente 15 minutos. Cada passo deverá ser realizado quinze vezes em repetições de três.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma drenagem linfática
Passos a seguir:
1

Muitas pessoas já estão utilizando a drenagem linfática para reduzir a celulite e as varizes, evitar retenções de líquidos, reduzir peso, melhorar o sistema imunológico, fazer desaparecer os depósitos de gordura ou eliminar fluídos que não deveriam correr pelo organismo. É que junto com esporte e uma alimentação adequada, a drenagem linfática é ideal para conseguir o corpo que tanto deseja.

O sistema linfático

Em primeiro lugar temos que entender o funcionamento do sistema linfático e por que é bom drená-lo. Trata-se de um sistema de vasos paralelos à circulação do sangue que funciona de forma adicional para absorver os líquidos que bebemos ou comemos. O objetivo da massagem é estimular este sistema para funcionar o melhor possível e para que drene todas as toxinas e gorduras que não deveriam estar em nosso corpo.

E entre as suas maiores vantagens é o relaxamento (de fato, reduz as dores de cabeça), além de deixar a pele (também elimina a acne) e a silhueta muito melhor que antes. Em umComo.com.br também explicamos para você quais são os benefícios das massagens redutoras para o corpo.

2

Desta forma, a primeira coisa a fazer éuma massagem no pescoço. Localize as mãos embaixo das orelhas, uma de cada lado do pescoço; em ritmo lento, realize pequenos círculos no sentido dos ponteiros do relógio. Lembre-se, 3 círculos por 15 repetições. O motivo pelo qual deve começar pelo pescoço é que as correntes ganglionares principais se encontram no pescoço e no rosto.

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo 2
3

Em segundo lugar, coloque as mãos sobre as clavículas (na zona entre o pescoço e os ombros) tentando encaixar nos espaços. Pressione suavemente sobre esta região corporal. De seguida, estique os dedos até as orelhas ou para cima (como for mais cômodo). Vai notar como tudo começa a fluir melhor. Repita este passo 15 vezes antes de continuar com as instruções seguintes da drenagem linfática.

4

Quando notar que a tensão do pescoço diminuiu e se sente mais relaxado que nunca, é hora de passar à zona seguinte. Coloque a mão direita na axila esquerda e pressione de forma suave e lenta para dentro, para cima. Na axila encontram-se os gânglios linfáticos axiais, por isso é importante realizar bem este passo para conseguir uma boa drenagem linfática. Quando tiver repetido 15 vezes três pressões, mude de mão e de axila.

Deveria começar a notar já como o corpo está bem mais relaxado que no princípio. Coloque agora as duas mãos no plexo solar (debaixo do seu peito, mais ou menos à altura de seus pulmões). Respire profundamente e pressione para baixo ao expirar. Faça três vezes por quinze repetições. Com esta técnica conseguirá relaxar o diafragma e acalmar sua ansiedade.

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo 4
5

Agora toque as virilhas. As duas mãos ao mesmo tempo: colocadas de cada lado e pressione suavemente sobre três lugares diferentes. Lembre-se das séries de três e as quinze repetições em cada um dos passos da drenagem linfática. A massagem nesta zona do corpo ajudará a reduzir a gordura e as toxinas acumuladas nas coxas internas e nos glúteos. Se quiser, pode incidir mais na zona que desejar para tratar uma região específica do corpo.

6

Por último, para fazer uma massagem linfática em casa deverá colocar as mãos por trás dos joelhos onde se encontram seis ou sete nódulos linfáticos poplíteos. Eles são muito importantes para o sistema circulatório de nossas pernas. Para massageá-los, coloque as mãos atrás do joelho mesmo no espaço que notará. Pressione, sempre suavemente, para dentro e solte também devagar e delicadamente. Repita o exercício. Só falta esperar que sua urina faça o trabalho sujo!

Lembre-se que pode sempre incidir na zona que mais quiser trabalhar, ainda que seja respeitando as séries e as repetições que referimos no princípio. Para conseguir uma drenagem linfática profissional deverá ir a um profissional.

Neste artigo de umComo explicamos para você os benefícios de uma massagem linfática.

Como fazer drenagem linfática em casa - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer drenagem linfática em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer drenagem linfática em casa

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer drenagem linfática em casa
1 de 4
Como fazer drenagem linfática em casa

Voltar ao topo da página