Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis!

Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis!

Bronzeador caseiro de cenoura, de chá preto e de óleo de coco são algumas das fórmulas caseiras, fáceis e práticas para que você possa finalmente deixar de passar muitas horas no sol para ter um tom dourado de um bronze caseiro. Seguindo os devidos cuidados, você consegue um bronzeamento caseiro ideal e ainda economiza um dinheiro fazendo o seu próprio bronzeador natural ao invés de comprar uma versão industrializada.

Não se esqueça, no entanto, de que é fundamental utilizar as nossas ideias de bronzeador caseiro para tomar sol sempre junto do protetor solar para evitar que a pele queime e sofra danos severos que possam afetar sua aparência e saúde. Assim, neste artigo do umCOMO separamos 8 receitas de como fazer bronzeador caseiro que irão responder a incansável pergunta 'como fazer marquinha de biquíni de forma caseira e natural'.

Como usar bronzeador caseiro

Quando você já tiver o seu bronzeador caseiro pronto, antes de aplicá-lo sobre a pele é importante observar como isso deve ser feito e quais são as medidas básicas que devem ser tomadas para evitar que os raios UV danifiquem, desidratem ou queimem a sua pele de maneira prejudicial a sua saúde. Desta forma:

  • Nunca utilize um autobronzeador caseiro de forma isolada. Primeiro, você deve sempre proteger sua pele com um bom protetor solar que tenha um fator de proteção elevado (no mínimo 30). É fundamental aplicar o produto 30 minutos antes da exposição ao sol.
  • Se você acabar molhando alguma parte do corpo, lembre-se de passar novamente o protetor solar antes do bronzeador natural.
  • Não é recomendado ficar exposto ao sol durante muito tempo com um bronzeador caseiro, já que os raios UV podem danificar sua pele excessivamente depois de longos períodos.
  • É preferível utilizar o bronzeador caseiro para aumentar e manter o bronzeado e não para se expor diretamente ao sol com ele. Alguns autobronzeadores caseiros, no entanto, como o de beterraba, podem sim ser usados junto à exposição solar.
  • Evite aplicar o bronzeador natural em partes delicadas e sensíveis como o rosto ou em áreas que estão machucadas. E lembre-se que sempre se deve utilizar um protetor solar específico para proteger a pele do rosto do sol.
  • Nunca faça bronzeamento caseiro com margarina, óleo de cozinha e muito menos qualquer fruta cítrica. Esses produtos podem danificar sua pele e causar queimaduras em vez de bronzear.
  • Não use uma receita de bronzeador caseiro se você for alérgico a algum dos produtos da composição da loção.
  • É recomendável que se faça uma esfoliação na pele antes de utilizar qualquer óleo bronzeador caseiro. Por isso, veja como fazer esfoliante caseiro para todos os tipos de pele nesse artigo.

A fim de proteger a saúde da sua pele nos dias de temperaturas altas, recomendamos colocar em prática os conselhos que mostramos no artigo que explica como proteger a pele do sol. Agora que você já tem algumas dicas e medidas básicas para usar seu bronzeador natural e caseiro, confira a seguir as nossas 8 receitas.

Bronzeador caseiro de chá preto

O chá preto é uma infusão com uma elevada quantidade de antioxidantes, que acaba sendo muito benéfico para retardar o envelhecimento da pele e que também pode ser usado como um magnífico remédio natural para se bronzear de maneira rápida e sem riscos. Da mesma forma que serve para escurecer o cabelo ou esconder os fios grisalhos, o chá preto proporciona à pele um tom moreno e ajuda a prolongá-lo sem a necessidade de utilizar outros produtos. Assim, para fazer um bronzeador caseiro com chá preto você precisará de:

  • 500 mL de água;
  • 5 sachês de chá preto.

Bronzeador caseiro de chá preto: como fazer

  1. Em uma panela ou chaleira, aqueça os 500 mL de água e, depois, adicione nela os 5 sachês de chá preto;
  2. Deixe o líquido descansar por 10 ou 15 minutos;
  3. Após este tempo, tire os sachês e coloque o chá preto em um pote com pulverizador para poder aplicá-lo posteriormente por todo o corpo de maneira uniforme depois do protetor solar.

Leia também: Benefícios do chá preto.

Bronzeador caseiro de óleo de coco

Existem óleos naturais como o óleo de coco que são verdadeiras joias para a saúde da pele, pois são perfeitos para hidratá-la, nutri-la e evitar que ela envelheça precocemente. Além de todos estes benefícios, o óleo de coco puro também permite que a pele adquira um bronze caseiro com um tom dourado muito bonito sem provocar danos à ela e potencializa o efeito bronzeador dos raios solares.

Para ser usado como bronzeador caseiro, propomos misturá-lo com manteiga de cacau, uma manteiga natural regeneradora que é ideal para proteger a pele contra possíveis queimaduras e que não tem os efeitos nocivos da manteiga normal. Para fazer uma receita de bronzeador caseiro com óleo de coco, você precisará de:

  • 6 colheres de sopa de óleo de coco puro;
  • 6 colheres de sopa de manteiga de cacau;
  • 10 gotas de óleo de lavanda.

A lavanda não é necessária para a eficácia da mistura, mas proporcionará ao autobronzeador caseiro um aroma muito agradável.

Bronzeador caseiro com óleo de coco: como fazer

  1. Derreta as 6 colheres de manteiga de cacau em banho-maria;
  2. Misture o líquido com o óleo de coco e com o óleo de lavanda até obter uma pasta homogênea;
  3. Passe a mistura uniformemente por todo o corpo depois do protetor solar.

Sugestão: se você quer saber como fazer marquinha de biquíni em casa, use os bronzeadores naturais e veja Como fazer biquíni de fita isolante.

Bronzeador caseiro com café

O bronzeador caseiro com café, na verdade, tem o efeito de um creme autobronzeador caseiro, já que ele não necessita da exposição solar e sai na lavagem. É uma solução ideal para dias nos quais você quer parecer mais bronzeado sem realmente tomar sol. Recomenda-se armazenar a loção na geladeira para que ela dure mais tempo. Para fazer um bronzeador caseiro com café você precisará de:

  • Café forte;
  • 250 ml de creme hidratante ou protetor solar branco ou transparente;
  • Frasco para armazenar.

Bronzeador caseiro com café: como fazer

  1. Prepare um café forte, na proporção de 1 colher de sopa de café para cada xícara de água, com pelo menos 6 xícaras de água;
  2. Deixe o café esfriar;
  3. Assim que o café estiver frio, despeje os 250 ml de creme ou protetor solar em uma vasilha e pouco a pouco adicione o café de maneira com que a cor fique entre bege escuro e marrom claro e que a consistência seja cremosa o suficiente para que você consiga passar no corpo;
  4. Passe a loção pelo seu corpo, deixe-a secar antes de se vestir e a armazene em um recipiente limpo para depois guardá-la na geladeira;
  5. O autobronzeador caseiro de café sai com água e os resultados são ótimos, por isso, pode ser usado toda vez que você desejar ter uma pele bronzeada sem tomar sol.

Além disso, pelas suas propriedades, o café também pode ser transformado em um ótimo sabonete esfoliante. Assim, se você tiver curiosidade sobre o assunto, leia a nossa matéria do umCOMO de "Como fazer um sabão esfoliante de café".

Bronzeador caseiro com canela

Se você quer um bronzeamento natural e prefere evita o uso de óleos ou de outros produtos que possam potencializar demais o bronze caseiro, uma ótima opção é usar a canela. Assim, para realizar uma receita de bronzeador caseiro com canela você precisará de:

  • 1 colher de protetor solar;
  • 2 colheres de canela em pó.

    Bronzeador caseiro com canela: como fazer

    1. Junte a canela em pó e o protetor solar e misture bem;
    2. Deixe a mistura descansando durante meia hora para que a canela se dissolva por completo no protetor solar;
    3. Passe a mistura sob a pele de maneira igual.

    A vantagem desse bronzeador caseiro é que, além de dar um bronze natural, ainda protege a pele contra queimaduras por ser composto por protetor solar. Além disso, se te interessar, saiba como fazer truques de beleza com canela nesse artigo do umCOMO.

    Bronzeador caseiro com urucum

    O urucum, ou coloral, é um corante natural que vem das sementes secas e moídas do Urucueiro que costuma ser usado por tribos indígenas brasileiras e estadunidenses como protetor solar, tinta para pinturas corporais, repelente de insetos e autobronzeador caseiro. Para fazer um bronzeador caseiro de urucum você precisará de:

    • 100 mL de glicerina;
    • 1 colher de chá de pó de urucum.

      Bronzeador caseiro com urucum: como fazer

      1. Dilua a colher de chá de pó de urucum nos 100 mL de glicerina;
      2. Passe a solução no corpo por igual após o protetor solar;
      3. Tenha cuidado para não manchar a roupa com a qual estiver e evite a exposição solar para prevenir o risco do aparecimento de manchas de pele.

      Bronzeador caseiro com cenoura

      A cenoura é o alimento mais eficiente para potencializar o bronzeado e conseguir que a pele atinja um tom dourado bem mais bonito e natural. Isto porque se trata de um vegetal muito rico em betacaroteno, substância que assume mesma função da vitamina A e que estimula a pigmentação da pele fazendo com que esta fique bronzeada mais rapidamente. Além da cenoura, vegetais de cor verde escuro e laranja também possuem betacaroteno.

      Além disso, o betacaroteno é antioxidante e ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas, o que faz com que o componente seja também capaz de reduzir a probabilidade do surgimento de tumores de pele. São vários os bronzeadores caseiros com cenoura que podem ser preparados. A seguir, vamos te mostrar duas receitas que dão excelentes resultados.

      Bronzeador de cenoura e óleo de coco

      Ingredientes

      • 2 xícaras de açúcar;
      • 2 cenouras;
      • Copo d'água;
      • 4 colheres de óleo de coco.

      Modo de preparo

      1. Lave as cenouras e, sem descascá-las, corte-as em rodelas;
      2. Coloque as cenouras em uma panela com o açúcar e a água e deixe cozinhar em fogo baixo;
      3. Retire as cenouras da água e as amasse, se quiser é possível batê-las no liquidificador;
      4. Adicione o óleo de coco e bata todos os ingredientes até se eles misturarem completamente;
      5. Passe a mistura na pele uniformemente após o uso do protetor solar.

      Bronzeador caseiro de cenoura, laranja e tomate

      Este é um dos bronzeadores naturais mais eficazes que você pode recorrer para ficar moreno em pouco tempo e sem nunca colocar em risco a saúde da sua pele. Já falamos da ação bronzeadora da cenoura e a esta vamos adicionar a vitamina A que possui o tomate e a vitamina C da laranja, o que resulta em uma incrível combinação para estimular a formação de melanina e evitar que a pele envelheça.

      Ingredientes

      • 1 laranja;
      • 1 tomate;
      • 2 cenouras.

      Modo de preparo

      1. Esprema a laranja para obter seu suco;
      2. Corte o tomate e as cenouras em rodelas;
      3. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea;
      4. Passe a mistura na pele uniformemente após o uso do protetor solar.

      Veja também: Bronzeador caseiro de água e sal funciona?

      Bronzeador caseiro com beterraba

      Outra receita de bronzeador caseiro muito eficaz é o que utiliza beterraba. A planta contém betacaroteno, substância que, como já dissemos, uniformiza o bronzeado e deixa a pele com um aspecto mais moreno. Por isso, para fazer um bronzeador caseiro com beterraba você precisará de:

      • 2 beterrabas médias com casca;
      • 2 copos de água ou soro fisiológico.

      Bronzeador caseiro com beterraba: como fazer

      1. Bata as beterrabas junto com a água ou soro fisiológico no liquidificador até a mistura ficar uniforme;
      2. Coe a mistura com uma peneira e jogue fora a polpa;
      3. Guarde o líquido em um frasco ou outro recipiente e o leve com você quando for tomar sol;
      4. Faltando de 10 a 15 minutos para sair do sol, passe ou borrife o bronzeador caseiro com beterraba na pele de uniformemente;
      5. Quando sair do sol, tome um banho e hidrate bem a pele para que você possa ver com mais clareza o resultado desse produto natural.

      Como escolher e usar o protetor solar

      O FPS (fator de proteção solar) vai de 15 até 60 e deve ser escolhido de acordo com a tonalidade da pele, ou seja, não adianta uma pessoa de pele muito clara utilizar um protetor de fator 15; ele será muito fraco e não impedirá as queimaduras.

      O protetor solar de fator 30, mediano, é o que deve ser utilizado pela maior parte das pessoas por já oferecer uma ótima proteção contra os danos causados pelos raios solares. Em média, um protetor solar faz efeito por até 2 horas, sendo assim, caso você vá para um ambiente de grande exposição ao sol, como praias e piscinas, reaplique o produto após esse tempo ou se entrar na água.

      Sugestão: se você prefere apostar em um efeito bronzeado no make, dê uma lida nos artigos sobre como usar bronzer na maquiagem e como aplicar pó bronzeador.

      Como recuperar a pele depois de tomar sol

      Tomar sol é muito bom para nosso corpo e a gente adora, mas se não for feito com precaução pode ser perigoso para a pele e para o cabelo. Mas depois de chegar em casa é hora de dar à sua pele e cabelo toda a atenção que eles merecem. Com estes conselhos simples, você conseguirá que tanto o seu cabelo como a sua pele tenham um aspecto radiante. Assim, confira dicas de como recuperar a pele depois de tomar sol:

      Suavize os pés e calcanhares com um esfoliante caseiro

      Misture 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas ou de argan, 6 gotas de óleo essencial de menta e 100 g de sal grosso e massageie sua pele com este esfoliante natural 2 vezes por semana.

      Alterne a loção pós-sol com o uso de um gel de aloe vera puro

      Com mais de 75 componentes ativos (vitaminas, aminoácidos, minerais, açúcares, enzimas...), o aloe acalma o ardor e a inflamação da pele vermelha do sol. O produto também é hidratante e ajuda a regenerar a pele favorecendo na formação de colágeno. Você pode aplicar no couro cabeludo se estiver irritado e no cabelo para suavizar as pontas.

      Óleos corporais

      Para dar um toque de luminosidade à pele, aplique umas gotas de um óleo corporal seco (não pegajoso nem gorduroso) nas áreas que notar mais secas, na parte da frente das pernas, joelhos, antebraços e ombros. Este tipo de produtos hidrata, deixa um acabamento acetinado e realça o bronzeado.

      Cabelo 'verde' no verão

      Tire o tom "verde" dos cabelos loiros. Ele aparece pelo cobre existente na água das piscinas. Para fazê-lo desaparecer, dê um banho de cor do mesmo tom que o seu cabelo mas com um toque avermelhado. O vermelho é a cor oposta ao verde e anula esses reflexos antiestéticos.

      Máscara de abacate

      Vários estudos demonstram que os ácidos do abacate protegem as células cutâneas dos efeitos do sol. Uma vez por semana aplique no rosto a polpa de um abacate maduro esmagado durante 10 minutos.

      Ative a circulação

      Ao chegar em casa, mergulhe as pernas em água fresca e reative a circulação. Após secá-las, pulverize com um spray óleos essenciais tonificantes (cedro, limão, alecrim...) e alivie a sensação de peso. E se elevar as pernas um pouco quando for cochilar, elas estarão mais leves quando você acordar. Isto ajudará a recuperar a pele depois de tomar sol.

      Lave o cabelo com xampus sem sulfatos

      Esse tipo de xampu é bem mais suave e não tira os pigmentos da tintura. Faça o último enxágue com água destilada e umas gotas de limão e o cabelo ficará ainda mais sedoso.

      Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.